The coup becomes a party

March 31, 1964 in the civic-patriotic discourses and practices (1970-1971)

Keywords: civil-military coup of 1964, national civic calendar, moral and civic education, youth

Abstract

The article investigates the civic-patriotic discourses and practices allusive to the anniversary of the civil-military coup - March 31, 1964. To mark the cult of civism, the subject of Moral and Civic Education was implemented in the school curriculum (1969), aligned with the investment in symbolic ritualistic of the civil-military coup of 1964, which became a party in the National Civic Calendar. Such practices were full of memory devices linked to the legitimization of the coup action, through laudatory speeches around civic-patriotic issues aimed at the youth. The civic-normative view defined by the oppressive state silenced the illegal character of the event and invested in stimulating patriotism, omitting aspects of violence and political persecution practiced in the Médici government.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Cristina Ferreira, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil

Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015). É professora titular do curso de História da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e coordenadora do Centro de Memória Oral e Pesquisa (CEMOPE), laboratório de pesquisas sobre Brasil Imperial e Republicano e História do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de História do Brasil, com especialidade em História Social e Política, com ênfase nas temáticas concernentes às culturas política e associativa, história social da cultura e do trabalho na Ditadura Militar, História e Literatura no séc. XIX e a mitificação de D. Pedro I no Sesquicentenário da Independência do Brasil (1972).

Ana Carolina Zimmermann, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Destranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de História e Culturas Políticas e graduada em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2020). Bolsista de mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pesquisadora do Centro de Memória Oral e Pesquisa (CEMOPE). Atualmente desenvolve pesquisas sobre as comemorações do golpe civil-militar de 1964 durante a ditadura militar brasileira.

References

II Exército festeja a Revolução em SP. (1970, 31 de março). Folha de S. Paulo, primeiro caderno, p. 6.

jovens comemoram aniversário da Revolução. (1970, 2 de abril). Folha de S. Paulo, primeiro caderno, p. 6.

Atos no Rio tiveram presença de Chagas. (1971, 1 de abril). Jornal do Brasil, primeiro caderno, p. 3.

Ávila, F. B. Pequena enciclopédia de moral e civismo (2a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Fename, 1972.

Berstein, S. (2009). Culturas políticas e historiografia. In C. Azevedo, D. Rollemberg, M. F. Bicalho, P. Knauss, & S. V. Quadrat (Orgs.), Cultura política, memória e historiografia (p. 29-46). Rio de Janeiro, RJ: Ed. FGV, 2009.

O Brasil comemora seis anos da Revolução. (1970, 31 de março). Folha de S. Paulo, primeiro caderno, p. 1.

Brasil. Presidência da República. Casa Civil. (1969, 15 de setembro). Decreto-lei n° 869, de 12 de setembro de 1969. Dispõe sobre a inclusão da Educação Moral e Cívica como disciplina obrigatória, nas escolas de todos os graus e modalidades, dos sistemas de ensino no País, e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, p. 7769.

Cardoso, L. C. (2011). Os discursos de celebração da “Revolução de 1964”. Revista Brasileira de História, 31(62), 117-140. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/rbh/a/Yk9r3yXBVzsMw5XxSRKSjZv/?format=pdf&lang=pt

Carneiro, A. M. (2019). Cinema e censura nas ditaduras militares brasileira e argentina (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Recuperado de: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/30037

Catroga, F. (2001). Memória, história e historiografia. Coimbra, PT: Quarteto.

Comemorado no Interior o 7.o aniversário da Revolução. (1971, 2 de abril). Folha de S. Paulo, primeiro caderno, p. 6.

Discurso do general Canavarro abre os festejos da Revolução. (1970, 29 de março). Folha de São Paulo, primeiro caderno, p. 4.

Ferreira, C. (2017). Cinquenta anos do golpe civil-militar: ordem cívica e ilegalidade no início do governo ditatorial no Brasil (1964-1965). Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, 9(2), 191-213. Recuperado de: https://periodicos.uff.br/revistapassagens/article/view/45961/26290

Ferreira, C. (2018). Contrastes e prazeres da sociabilidade dos trabalhadores têxteis de Blumenau (1958-1968). Blumenau, SC: Edifurb.

Ferreira, C., & Silva, E. R. (2014). O retorno do imortal: D. Pedro I mitificado pelos militares nas representações imagéticas das Revistas O Cruzeiro e Manchete no Sesquicentenário da Independência (1972). Tempo e Argumento, 6(11), 355-385. Recuperado de: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180306112014355/3077

Ferreira, M. M. (1997). História oral, comemorações e ética. Projeto História, (15), 157-164.

Festa da Revolução terá Elisete. (1970, 29/30 de março). Jornal do Brasil, primeiro caderno, p. 7.

Fico, C. (1997). Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Ed. FGV.

Filgueiras, J. M. (2006). A educação moral e cívica e sua produção didática: 1969-1993 (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Recuperado de: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10549

Filgueiras, J. M., & Araújo, J. E. L. (2019). Cultura escolar, rituais cívicos e ensino de história nas escolas de Alfenas durante o regime militar. Plures Humanidades, 1 (1), 40-59.

Fontoura, A. A. (1970a). Educação cívica e calendário cívico brasileiro: 1º semestre (3a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Aurora.

Fontoura, A. A. (1970b). Princípios de educação moral e cívica. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Aurora.

Gagnebin, J. (2004). Memória, história, testemunho. In M. S. Bresciani, & M. Naxara (Orgs.), Memória e (res) sentimento: indagações sobre uma questão sensível (p. 83-93). Campinas, SP: Ed. Unicamp.

Geisel exalta a democracia no aniversário da Revolução. (1970, 31 de março). Jornal do Brasil, primeiro caderno, p. 05.

Gomes, A. (1976). Calendário cívico escolar. Rio de Janeiro, RJ: Ed. do Brasil.

Hartog, F., & Revel, J. (2001). Les usages politiques du passé. Paris, FR: École de Hautes Études em Sciences Sociales.

Kelly, C. (1970). Introdução à educação moral e cívica. Rio de Janeiro, RJ: Reper/Renes.

Kushnir, B. (2004). Cães de guarda: entre jornalistas e censores. In D. A. Reis Filho, M. Ridenti, & R. P. S. Motta (Orgs.), O golpe e a ditadura militar: quarenta anos depois (1964-2004) (p. 249-264). Bauru, SP: Edusc.

Le Goff, J. (2013). História e memória (7a ed.). Campinas, SP: Ed. Unicamp.

Lima, G. A. B. (2019). Aula prática de Brasil no Projeto Rondon: estudantes, ditadura e nacionalismo. São Paulo, SP: Alameda.

Luís Vianna lembra a figura de Castelo. (1970, 31 de março). Jornal do Brasil, primeiro caderno, p. 5.

Maia, T. A. (2012). Os cardeais da cultura nacional: o Conselho Federal de Cultura na ditadura civil-militar (1967-1975). São Paulo, SP: Itaú Cultural.

Maia, T. A. (2014). Os usos do civismo em tempos autoritários: as comemorações e ações do Conselho Federal de Cultura (1966-1975). Revista Brasileira de História, 34(67), 89-109. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/rbh/a/vwPXM9NvdZggpRg3qL7VMhp/?lang=pt&format=pdf

Maracanã viu festa antes do treino. (1970, 31 de março). Jornal do Brasil, primeiro caderno, p. 32.

Médici é aplaudido na festa de aniversário da Revolução. (1970, 1 de abril). Jornal do Brasil, primeiro caderno, p. 7.

A meta da marinha é a valorização do homem. (1970, 31 de março). Folha de S. Paulo, p. 6.

Mortatti, M. R. L., Oliveira, F. R., Sales, G. G. P., & Trevisan, T. A. (2009). Manuais para a formação de professores primários (1940-1960) e a conformação de práticas de ensino de leitura e escrita no Brasil. In Anais do Seminário Brasileiro Livro e História Editorial (p. 1-14). Niterói, RJ. Recuperado de: http://www.livroehistoriaeditorial.pro.br/ii_pdf/M.Rosario.pdf

Motta, R. P. S. (2013). Rupturas e continuidade na ditadura brasileira: a influência da cultura política. In L. A. Abreu, & R. P. S. Motta (Orgs.), Autoritarismo e cultura política (p. 9-32). Porto Alegre, RS: FGV.

Motta, R. P. S. (2014). As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.

Oriá, R. (2012). Datas comemorativas e outras datas significativas. Brasília, DF: Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados.

Orwell, G. (2020). Sobre a verdade. São Paulo, SP: Companhia das Letras.

Ozouf, M. (1989). A festa: sob a Revolução Francesa. In J. Le Goff, & P. Nora (Orgs.), História: novos objetos (p. 216-232). Rio de Janeiro: F. Alves.

Pacheco, R. A. (2008). Cultura política: as mediações simbólicas do poder. In S. J. Pesavento, N. M. W. Santos, & M. S. Rossini (Orgs.), Narrativas, imagens e práticas sociais: percursos em história cultural (p. 172-184). Porto Alegre, RS: Asterisco.

Passarinho lança “Calendário Cívico”. (1970, 4 de setembro). Jornal do Brasil, primeiro caderno, p. 4.

Pollak, M. (1989). Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, 2(3), 3-15. Recuperado de: http://www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf

Portelli, A. (2006). O massacre de Civitella Val di Chiana (Toscana, 29 de junho de 1944): mito e política, luto e senso comum. In J. Amado, & M. M. Ferreira (Coords.), Usos & abusos da história oral (p. 103-130). Rio de Janeiro, RJ: FGV.

Reale, M. (1970, 29 de março). Legitimidade revolucionária. Folha de São Paulo, caderno especial, p. 5.

Reis Filho, D. A. (2014). Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.

Revolução é lembrada nas escolas. (1970, 31 de março). Folha de S. Paulo, primeiro caderno, p. 7.

Ribeiro, B. (2016). Jornal do Brasil, história e memória: os bastidores das edições mais marcantes de um veículo inesquecível (2a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Record.

Ricoeur, P. (2018). A memória, a história, o esquecimento (7a ed.). Campinas, SP: Ed. Unicamp.

Ridenti, M. (2007). Esquerdas armadas revolucionárias nos anos 1960-1970. In J. Ferreira, & D. A. Reis Filho (Orgs.), Revolução e democracia (p. 21-51). Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira.

Rollemberg, D. (2010). As trincheiras da memória: a Associação Brasileira de Imprensa e a ditadura (1964-1974). In D. Rollemberg, & S. V. Quadrat (Orgs.), A construção social dos regimes autoritários: legitimidade, consenso e consentimento no século XX (p. 97-144). Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira.

Ryan, M. (1992). A parada norte-americana: representações da ordem social do século XIX. In L. Hunt (Org.), A nova história cultural (p. 177-209). São Paulo, SP: Martins Fontes.

Santalucia, A., & Jorge, F. (1975). Calendário cívico: o livro das datas comemorativas (de acordo com o currículo escolar). São Paulo, SP: MM.

Thiesse, A. (2001). Ficções criadoras: as identidades nacionais. Anos 90, 9(15), 7-23. Recuperado de: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6609

Todo o país comemora a Revolução de 31 de março. (1970, 31 de março). Folha de S. Paulo, Primeiro Caderno, p. 8.

Vasconcelos, C. B. (2019). O discurso da democracia: imprensa e hegemonia da ditadura empresarial-militar brasileira (1964-1968). Tempo & Argumento, 11(28), 365 - 401. Recuperado de: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180311282019365/10653

Published
2023-02-04
How to Cite
Ferreira, C., & Zimmermann, A. C. (2023). The coup becomes a party. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e258. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e258
Section
Original research