<b>Um bacharel na secretaria do interior e justiça: o intelectual Delfim Moreira e a reforma do ensino em Minas Gerais</b>
Résumé
Proponho problematizar a atuação de Delfi m Moreira no processo de tramitação da Reforma do Ensino Primário, de 1902 a 1906. Esse estudo tem a ver com um esforço de pensar o intelectual, o Estado e a educação. Destaco não só quem foi esse intelectual e o que ele pensava e propunha para a educação em Minas Gerais, mas, também, como se constituía o intelectual da educação e o que permitia a esse ator uma inserção no campo educacional e político. Ressaltar esse intelectual é possibilitar uma compreensão do movimento em prol da modernização do Estado, pois nesse movimento os intelectuais brasileiros apostaram na intervenção do Estado na articulação de forças sociais. Médicos, arquitetos e advogados tomaram parte dos governos, objetivando a modernidade preconizada pela República.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.