<b>Memórias em disputa: Anísio Teixeira e Lourenço Filho no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1935)</b>

  • Sônia Castro Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumen

Este artigo parte do pressuposto de que a memória construída pelos Pioneiros da Educação Nova acerca da obra da reconstrução educacional se constitui como resultado de uma série de operações seletivas exercidas de maneira expressa ou implícita por aqueles a quem se reconhece legitimidade para realizá-las, ou seja, os protagonistas do movimento. Diante disso, levantamos a seguinte questão: que acontecimentos precisaram ser silenciados para não prejudicar a memória de um grupo que se desejava homogêneo e isento de conflitos? Esse é o tema central deste trabalho que se remete ao período de 1932 a 1935, tendo como principais personagens os educadores Anísio Teixeira e Lourenço Filho em sua atuação no Instituto de Educação do Rio de Janeiro.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Sônia Castro Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Programa de Estudos e Documentação, Educação e Sociedade (Proedes/UFRJ).

 

Publicado
2012-02-08
Cómo citar
Lopes, S. C. (2012). <b>Memórias em disputa: Anísio Teixeira e Lourenço Filho no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1935)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(2 [14]), 177-201. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38603