<b>Memórias em disputa: Anísio Teixeira e Lourenço Filho no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1935)</b>
Resumo
Este artigo parte do pressuposto de que a memória construída pelos Pioneiros da Educação Nova acerca da obra da reconstrução educacional se constitui como resultado de uma série de operações seletivas exercidas de maneira expressa ou implícita por aqueles a quem se reconhece legitimidade para realizá-las, ou seja, os protagonistas do movimento. Diante disso, levantamos a seguinte questão: que acontecimentos precisaram ser silenciados para não prejudicar a memória de um grupo que se desejava homogêneo e isento de conflitos? Esse é o tema central deste trabalho que se remete ao período de 1932 a 1935, tendo como principais personagens os educadores Anísio Teixeira e Lourenço Filho em sua atuação no Instituto de Educação do Rio de Janeiro.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.