<b>Aspectos da imprensa periódica educacional em Lisboa e no Rio de Janeiro (1921-1963)</b>
Resumen
O texto propõe-se a apresentar a perspectiva orientadora e os primeiros resultados do subprojeto “Imprensa Periódica Educacional em Lisboa e no Rio de Janeiro entre 1870 e 1960”, que visa levantar e analisar, numa perspectiva histórico-comparada, os periódicos destinados aos professores produzidos ao longo do período. Busca-se perceber de que maneira o conhecimento pedagógico, enquanto fundamentação teórica e afirmação de um corpo de conhecimentos necessários ao desempenho da profissão, interfere no processo de profissionalização docente. Parte-se da compreensão de que uma das vertentes por meio das quais tal conhecimento pode ser analisado se refere ao papel desempenhado pela imprensa pedagógica, enquanto produto de estratégias editoriais dirigidas aos professores e desempenhando um papel crucial na circulação e na produção de saberes ligados à educação.
Descargas
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.