<b>O avesso das normas: indolentes, vadios, imprudentes e outros tipos escolares</b>

  • André Paulilo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-FEUSP).

Resumen

O artigo analisa as relações entre a criança e as normas escolares, tomando como fonte um texto publicado na Voz da Escola, revista escolar do grupo escolar Ennes de Souza, em 1930. A partir das idéias de Foucault, Radcliffe-Brown, DaMata e Certeau, foram investigadas algumas das maneiras pelas quais a criança recria e transforma as regras da convivência escolar. O artigo intenta apreender algumas das dimensões da cultura infantil na escola. A preocupação com a cultura escolar da criança despontou no âmbito de uma aproximação entre os estudos de história e antropologia. A pesquisa pretende apreender, também, como a criança apropria a cultura escolar. Os conceitos de prática e de jocosidade são visitados, procurando-se estabelecer o aprofundamento teórico-metodológico da abordagem aqui realizada. Finalmente, chama a atenção para algumas das dimensões da educação pública brasileira nos anos de 1930.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

André Paulilo, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-FEUSP).
Doutor em educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-FEUSP).
Publicado
2012-02-08
Cómo citar
Paulilo, A. (2012). <b>O avesso das normas: indolentes, vadios, imprudentes e outros tipos escolares</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(3 [15]), 117-136. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38611