<b>O avesso das normas: indolentes, vadios, imprudentes e outros tipos escolares</b>

  • André Paulilo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-FEUSP).

Résumé

O artigo analisa as relações entre a criança e as normas escolares, tomando como fonte um texto publicado na Voz da Escola, revista escolar do grupo escolar Ennes de Souza, em 1930. A partir das idéias de Foucault, Radcliffe-Brown, DaMata e Certeau, foram investigadas algumas das maneiras pelas quais a criança recria e transforma as regras da convivência escolar. O artigo intenta apreender algumas das dimensões da cultura infantil na escola. A preocupação com a cultura escolar da criança despontou no âmbito de uma aproximação entre os estudos de história e antropologia. A pesquisa pretende apreender, também, como a criança apropria a cultura escolar. Os conceitos de prática e de jocosidade são visitados, procurando-se estabelecer o aprofundamento teórico-metodológico da abordagem aqui realizada. Finalmente, chama a atenção para algumas das dimensões da educação pública brasileira nos anos de 1930.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

André Paulilo, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-FEUSP).
Doutor em educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-FEUSP).
Publiée
2012-02-08
Comment citer
Paulilo, A. (2012). <b>O avesso das normas: indolentes, vadios, imprudentes e outros tipos escolares</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(3 [15]), 117-136. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38611