<b>A arte de construir o invisível: o negro na historiografia educacional brasileira</b>

  • Marcus Vinícius Fonseca Universidade Federal de Ouro Preto

Resumen

Este artigo tem como objetivo tentar apreender a forma como os negros vêm sendo tratados nas narrativas da historiografia educacional. A análise foi construída a partir da problematização das três correntes que marcam a história da educação brasileira e que são denominadas a partir dos paradigmas teóricos que se encontram subjacentes à maneira de construir a sua escrita – tradicional, marxista e história cultural. Procuramos realizar uma problematização em cada uma dessas correntes com um foco relativamente centrado na maneira como alguns de seus representantes tematizaram a presença dos negros nas escolas. A partir dessa questão, procuramos apreender a forma como os negros foram incorporados às narrativas históricas que interpretam os processos educacionais.

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Biografía del autor/a

Marcus Vinícius Fonseca, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunto no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

 

 

Publicado
2012-02-09
Cómo citar
Fonseca, M. V. (2012). <b>A arte de construir o invisível: o negro na historiografia educacional brasileira</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(1 [13]), 11-50. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38616
Sección
Artículo original