<b>Políticas públicas de interiorização da educação em Goiás nas décadas de 1930 e 1940</b>

  • Maria de Araújo Nepomuceno Universidade Católica de Goiás.
  • Maria Teresa Canesin Guimarães Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumen

Este trabalho expõe os resultados de pesquisas históricas que visaram reconstituir e analisar, criticamente, a política de interiorização da educação do governo de Goiás nas décadas de 1930 e 1940, buscando explicitar a natureza das relações que se fortaleciam entre o Estado, a educação e a sociedade desse tempo. Essa política, entendida como processo social de intervenção deliberada nas tendências da vida social, visando modificá-las conforme um determinado tipo de interpretação da realidade, foi focalizada em dois períodos distintos e indissociáveis: 1930-1937 e 1937- 1945. Para analisá-los, recuperou-se o “novo” sentido atribuído à educação contido nas fontes oficiais e na prática política do Estado, passando a partir daí a expor as medidas do governo para o setor educacional.

 

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Biografía del autor/a

Maria de Araújo Nepomuceno, Universidade Católica de Goiás.
Doutora em história e filosofia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora titular do Departamento de Educação e do
Mestrado em Educação da Universidade Católica de Goiás.
Maria Teresa Canesin Guimarães, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutora em história e filosofia da educação pela Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo (PUC-SP). Professora titular do Departamento de Educação e do
Mestrado em Educação da Universidade Católica de Goiás
Publicado
2012-02-09
Cómo citar
Nepomuceno, M. de A., & Guimarães, M. T. C. (2012). <b>Políticas públicas de interiorização da educação em Goiás nas décadas de 1930 e 1940</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(1 [13]), 97-120. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38619
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