<b>Interpretação das estatísticas de educação: um espaço de disputas simbólicas</b>

  • Natália Gil

Resumen

A partir da análise de textos exemplares de alguns dos modos concorrentes, pelos quais se realizava no início da década de 1940 a interpretação das estatísticas educacionais brasileiras, buscou-se explicitar que a compreensão das informações quantitativas não é conseqüência objetiva da existência de dados exatos e corretos, mas antes objeto da disputa simbólica entre os profissionais envolvidos na produção, análise e divulgação dessas informações com vistas à imposição de uma interpretação legítima.

 

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Biografía del autor/a

Natália Gil
Mestre em educação e doutoranda em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
Publicado
2012-02-09
Cómo citar
Gil, N. (2012). <b>Interpretação das estatísticas de educação: um espaço de disputas simbólicas</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(1 [13]), 121-151. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38620
Sección
Artículo original