<b>Interpretação das estatísticas de educação: um espaço de disputas simbólicas</b>

  • Natália Gil

Résumé

A partir da análise de textos exemplares de alguns dos modos concorrentes, pelos quais se realizava no início da década de 1940 a interpretação das estatísticas educacionais brasileiras, buscou-se explicitar que a compreensão das informações quantitativas não é conseqüência objetiva da existência de dados exatos e corretos, mas antes objeto da disputa simbólica entre os profissionais envolvidos na produção, análise e divulgação dessas informações com vistas à imposição de uma interpretação legítima.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Natália Gil
Mestre em educação e doutoranda em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
Publiée
2012-02-09
Comment citer
Gil, N. (2012). <b>Interpretação das estatísticas de educação: um espaço de disputas simbólicas</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(1 [13]), 121-151. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38620