<b>A pedagogia de Sílvio Romero e as suas notas de leitura</b>

  • Jorge Carvalho do Nascimento Universidade Federal de Sergipe.

Resumen

Este artigo analisa o projeto pedagógico de Sílvio Romero a partir das discussões e dos textos sobre política educacional que ele produziu e das notas de leituras e marginálias encontradas nos livros da sua biblioteca, por entendê-los como um importante instrumento para a reconstrução do quadro das idéias e da ação pedagógica nos anos de 1880 e das duas primeiras décadas do século XX. Parte das reflexões feitas por Sílvio Romero teve como escopo a análise do ensino público. A partir da sua cadeira no Colégio Pedro II, Sílvio Romero produziu propostas acerca da educação brasileira do século XIX. Romero lutava contra o que dizia ser a mentalidade reacionária e retrógrada do ensino brasileiro. Redescoberta na década de 1990, a biblioteca ainda não foi objeto de um estudo mais atento.

 

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Biografía del autor/a

Jorge Carvalho do Nascimento, Universidade Federal de Sergipe.
Professor do Departamento de História e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. É doutor em educação
pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Publicado
2012-02-10
Cómo citar
Nascimento, J. C. do. (2012). <b>A pedagogia de Sílvio Romero e as suas notas de leitura</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 6(1 [11]), 41-69. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38635
Sección
Artículo original