<b>A pedagogia de Sílvio Romero e as suas notas de leitura</b>
Résumé
Este artigo analisa o projeto pedagógico de Sílvio Romero a partir das discussões e dos textos sobre política educacional que ele produziu e das notas de leituras e marginálias encontradas nos livros da sua biblioteca, por entendê-los como um importante instrumento para a reconstrução do quadro das idéias e da ação pedagógica nos anos de 1880 e das duas primeiras décadas do século XX. Parte das reflexões feitas por Sílvio Romero teve como escopo a análise do ensino público. A partir da sua cadeira no Colégio Pedro II, Sílvio Romero produziu propostas acerca da educação brasileira do século XIX. Romero lutava contra o que dizia ser a mentalidade reacionária e retrógrada do ensino brasileiro. Redescoberta na década de 1990, a biblioteca ainda não foi objeto de um estudo mais atento.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.