<b>O carteiro e o educador: práticas políticas na escrita epistolar</b>

  • Ana Chrystina Venancio Mignot Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Résumé

No arquivo pessoal de Anísio Teixeira, sob a guarda do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas, que contém vasto conjunto documental, uma mensagem chama a atenção: nela, o remetente solicita emprego para um cunhado. Não era um dos políticos, intelectuais, familiares, amigos e professores que escreveram a Anísio Teixeira para pedir, agradecer, cumprimentar, sugerir, cobrar, reivindicar, quando ele esteve à frente da Diretoria da Instrução Pública do Distrito Federal, entre 1931 e 1935. O remetente é o carteiro que entregava diariamente cartas de outros tantos remetentes que escreviam em defesa dos próprios interesses mas, na maior parte das vezes, o faziam para interceder por familiares e amigos. Entendendo que estas cartas fornecem pistas de uma dada cultura política que atravessa a vida pública brasileira e, em especial, o sistema educacional, durante as primeiras décadas do século XX, pretende-se examinar tanto nos suportes da escrita, no conteúdo das mensagens, bem como nas anotações feitas nas margens, como Anísio Teixeira procurou instituir novas práticas políticas na educação brasileira.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Ana Chrystina Venancio Mignot, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em ciências humanas – educação. Pesquisadora do CNPq. Cientista do Nosso Estado (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e Procientista (Uerj/Faperj).

 

 

Publiée
2012-02-10
Comment citer
Mignot, A. C. V. (2012). <b>O carteiro e o educador: práticas políticas na escrita epistolar</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 5(2 [10]), 45-69. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38645