<b>Arquivos e educação: a construção da memória educativa</b>

  • Maria João Mogarro Universidade de Lisboa.

Résumé

Os arquivos escolares motivam profundas preocupações relativamente à salvaguarda e preservação dos seus documentos, que constituem instrumentos fundamentais para a história da escola e a construção da memória educativa. A sua importância tem vindo a ser reconhecida, conduzindo a uma reflexão sobre a sua preservação, as condições de instalação, a organização correcta dos documentos e o acesso às informações que nele estão contidas. Os arquivos escolares constituem o repositório das fontes de informação directamente relacionadas com o funcionamento das instituições educativas, o que lhes confere uma importância acrescida nos novos caminhos da investigação em educação, que colocam estas instituições numa posição de grande centralidade para a compreensão dos fenómenos educativos e dos processos de socialização das gerações mais jovens. Neste texto pretende-se reflectir sobre: o lugar dos arquivos escolares nas instituições educativas; os documentos, a sua natureza e as potencialidades para a investigação em educação; os arquivos escolares numa perspectiva interdisciplinar; os arquivos, a cultura escolar e a construção da memória educativa.

 

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Maria João Mogarro, Universidade de Lisboa.
Professora coordenadora da Escola Superior de Educação de Portalegre e investigadorada Unidade de I&D em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia eCiências da Educação da Universidade de Lisboa.
Publiée
2012-02-10
Comment citer
Mogarro, M. J. (2012). <b>Arquivos e educação: a construção da memória educativa</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 5(2 [10]), 75-99. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38647