<b>Arquivos e educação: a construção da memória educativa</b>

  • Maria João Mogarro Universidade de Lisboa.

Resumen

Os arquivos escolares motivam profundas preocupações relativamente à salvaguarda e preservação dos seus documentos, que constituem instrumentos fundamentais para a história da escola e a construção da memória educativa. A sua importância tem vindo a ser reconhecida, conduzindo a uma reflexão sobre a sua preservação, as condições de instalação, a organização correcta dos documentos e o acesso às informações que nele estão contidas. Os arquivos escolares constituem o repositório das fontes de informação directamente relacionadas com o funcionamento das instituições educativas, o que lhes confere uma importância acrescida nos novos caminhos da investigação em educação, que colocam estas instituições numa posição de grande centralidade para a compreensão dos fenómenos educativos e dos processos de socialização das gerações mais jovens. Neste texto pretende-se reflectir sobre: o lugar dos arquivos escolares nas instituições educativas; os documentos, a sua natureza e as potencialidades para a investigação em educação; os arquivos escolares numa perspectiva interdisciplinar; os arquivos, a cultura escolar e a construção da memória educativa.

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Maria João Mogarro, Universidade de Lisboa.
Professora coordenadora da Escola Superior de Educação de Portalegre e investigadorada Unidade de I&D em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia eCiências da Educação da Universidade de Lisboa.
Publicado
2012-02-10
Cómo citar
Mogarro, M. J. (2012). <b>Arquivos e educação: a construção da memória educativa</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 5(2 [10]), 75-99. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38647