<b>Diderot e o sentido político da educação matemática</b>

  • Maria Laura Magalhães Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

A historiografia das idéias pedagógicas destaca Denis Diderot (1713-1784) como um defensor do ensino científico, em oposição ao literário, como a base da educação. No Plano de uma universidade, proposto por Diderot a Catarina da Rússia, o conhecimento matemático tem uma posição privilegiada. Neste artigo, discutimos algumas idéias do enciclopedista sobre a educação matemática e procuramos colocar em evidência a ligação entre essas idéias e o pensamento político do autor.

 

 

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Biografía del autor/a

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora

do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Publicado
2012-02-14
Cómo citar
Gomes, M. L. M. (2012). <b>Diderot e o sentido político da educação matemática</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 4(1 [7]), 75-108. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38671
Sección
Artículo original