<b>Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil</b>
Abstract
Foi com o intuito de localizar e discutir os momentos em que Chartier dialoga com os (ou se apropria dos) estudos literários, em alguns de seus textos e entrevistas, bem como de verificar o modo como o autor sugere uma linha de pesquisas que cruza algumas contribuições da teoria ou da história literária com a história cultural e a história da educação, que o presente artigo foi escrito, buscando assim contribuir para uma proposta multidisciplinar de pesquisas que pretendam viabilizar a configuração de uma história dos cânones escolares no Brasil.
Abstract
With the intention of situating and discussing the moments when Chartier deals with (or appropriates) the field of literary studies, in some of his texts and interviews, as well as verifying the way how he suggests a field of research which intersects some contributions of literary theory or history with cultural history and history of education, this article was written, hoping that it can contribute to a multidisciplinary proposal which intends to make a history of school canon possible in Brazil.
Keywords
Cultural History; History of Education; Literary History; Literary Theory; School Canon
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.