<b>Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971)</b>

  • Vivian Batista da Silva

Resumen

Este texto apresenta alguns dos resultados de um estudo acerca da produção e circulação de conhecimentos entre professores, tomando como fontes nucleares os manuais pedagógicos publicados no Brasil entre 1930 e 1971. Tais livros são escritos para uso em escolas normais, durante aulas de disciplinas diretamente relacionadas a questões educacionais, a saber, pedagogia, didática, metodologia e prática de ensino. Pretende-se identificar algumas características dessa produção e os modos pelos quais o conjunto de textos examinados constrói e divulga saberes sobre o ofício docente.

 

 

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Biografía del autor/a

Vivian Batista da Silva
Mestre e doutoranda em história da educação pela Faculdade de Educação da USP.
Publicado
2012-02-15
Cómo citar
Silva, V. B. da. (2012). <b>Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 3(2 [6]), 29-57. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38695