<b>“A educação brasileira e a sua periodização”: vestígio de uma identidade disciplinar</b>

  • Bruno Bontempi Júnior

Resumen

Este artigo reúne informações e análises a respeito de “A educação brasileira e a sua periodização”, documento de grande relevância para a historiografia da educação brasileira. Por conter uma proposta original de periodização da história da educação no Brasil, o texto de autoria de Laerte Ramos de Carvalho, aqui analisado, condensa as diretrizes por ele impressas ao ensino e à pesquisa na cadeira de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo ao longos dos anos de 1950 e 1960. Agregaram-se à análise informações sobre o contexto em que o documento foi produzido e apresentado.

 

 

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Biografía del autor/a

Bruno Bontempi Júnior
Doutor em educação: história e filosofia da educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Publicado
2012-02-15
Cómo citar
Bontempi Júnior, B. (2012). <b>“A educação brasileira e a sua periodização”: vestígio de uma identidade disciplinar</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 3(1 [5]), 43-68. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38708