<b>O itinerário de formação de Lourenço Filho por descomparação</b>

  • Miriam Jorge Warde Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Resumen

Em diversos estudos relativos à história dos renovadores e das renovações educacionais Lourenço Filho e Anísio Teixeira foram colocados lado a lado p ara fins de comparação dos seus modos de pensar e intervir sobre o campo educacional brasileiro. Neste artigo, ambos comparecem por força de uma circunstância em que foram flagrados face a face (1935); condição privilegiada para explorar a singularidade dos intelectuais envolvidos; a escolha recaiu sobre Lourenço Filho e seu itinerário de formação no interior de redes intelectuais e políticas paulistas. O corpus conceitual por meio do qual as análises foram efetuadas, assim como os procedimentos de tratamento das fontes selecionadas estão expostos no próprio transcurso da exposição.

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Miriam Jorge Warde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política eSociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Publicado
2012-02-15
Cómo citar
Warde, M. J. (2012). <b>O itinerário de formação de Lourenço Filho por descomparação</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 3(1 [5]), 125-167. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38711