<b>Os livros escolares da Bibliothèque Bleue: arcaísmo ou modernidade?</b>

  • Jean Hébrard

Resumen

O artigo analisa a produção e a circulação dos livros editados pelos impressores da Champagne, destinados aos escolares ou aos leitores que “querem aprender sem mestre”, entre os séculos XVII e XIX, na França. Analisa o itinerário das cartilhas, abecedários, gramáticas e aritméticas editadas sob a fórmula editorial denominada de Bibliohéque Blue, destacando os dispositivos editoriais mobilizados para atingir os diferentes mercados visados por essas edições, assim como as adaptações, modificações e conversões que textos produzidos com outras destinações sofreram para serem convertidos em livros da Bibliothéque Blue.

 

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Biografía del autor/a

Jean Hébrard
École des Hautes Études em Sciences Sociales. Paris.
Publicado
2012-02-16
Cómo citar
Hébrard, J. (2012). <b>Os livros escolares da Bibliothèque Bleue: arcaísmo ou modernidade?</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 2(2 [4]), 9-46. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38721