<b> Educação e escravidão: um desafio para a análise historiográfica </b>

  • Marcus Vinícius Fonseca Universidade Federal de Ouro Preto

Resumen

Neste artigo realizamos uma análise teórica que detecta uma certa tensão entre educação e escravidão na produção historiográfica. Ao tratar dessa tensão, procuramos defender a idéia de que o processo de formação do trabalhador escravo pode ser entendido como uma prática educativa. Em uma dimensão mais geral, realizamos um esforço para aproximar  as discussões relativas à história da escravidão com a história da educação, tentando compor uma perspectiva analítica que possa contribuir para se ampliar a compreensão do processo de organização da sociedade escravista. 

 

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Biografía del autor/a

Marcus Vinícius Fonseca, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunto no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

 

 

Publicado
2012-02-16
Cómo citar
Fonseca, M. V. (2012). <b> Educação e escravidão: um desafio para a análise historiográfica </b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 2(2 [4]), 123-144. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38725