<b>Espaços mistos: o público e o privado na instrução do século XIX</b>

  • Aline de Morais Limeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

Reconhecendo que, no Brasil, a separação formal entre as forças pública e particular exige ser problematizada, o objetivo deste trabalho é compreender melhor o arranjo daquelas forças em sua atuação na educação da segunda metade do século XIX. Para trabalhar a hipótese de imbricação entre um e outro domínio nos assuntos educacionais, foram investigados os processos de subvenção concedidos pelo Estado, entre os anos 1870 e 1880, aos colégios particulares da Corte Imperial, no intuito de promover o ensino primário aos meninos e meninas em “extrema pobreza”. Foram analisadas as fontes primárias que evidenciam os procedimentos impetrados, as autoridades envolvidas, as justificativas que garantiam, ou não, a aprovação daquelas subvenções, os valores demandados para os pagamentos e as pessoas que as reivindicavam. Com efeito, a reflexão permitiu pensar o sistema de regras do qual a subvenção fazia parte e os laços entre público e particular daí resultantes.

 

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Biografía del autor/a

Aline de Morais Limeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Integrante do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE).
Professora do Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Publicado
2012-02-23
Cómo citar
Limeira, A. de M. (2012). <b>Espaços mistos: o público e o privado na instrução do século XIX</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(3 [27]), 99-129. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38765
Sección
Artículo original