<b>Espaços mistos: o público e o privado na instrução do século XIX</b>

  • Aline de Morais Limeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Império, Educação, Público, Particular, Subvenções

Resumo

Reconhecendo que, no Brasil, a separação formal entre as forças pública e particular exige ser problematizada, o objetivo deste trabalho é compreender melhor o arranjo daquelas forças em sua atuação na educação da segunda metade do século XIX. Para trabalhar a hipótese de imbricação entre um e outro domínio nos assuntos educacionais, foram investigados os processos de subvenção concedidos pelo Estado, entre os anos 1870 e 1880, aos colégios particulares da Corte Imperial, no intuito de promover o ensino primário aos meninos e meninas em “extrema pobreza”. Foram analisadas as fontes primárias que evidenciam os procedimentos impetrados, as autoridades envolvidas, as justificativas que garantiam, ou não, a aprovação daquelas subvenções, os valores demandados para os pagamentos e as pessoas que as reivindicavam. Com efeito, a reflexão permitiu pensar o sistema de regras do qual a subvenção fazia parte e os laços entre público e particular daí resultantes.

 

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Biografia do Autor

Aline de Morais Limeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Integrante do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE).
Professora do Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Publicado
2012-02-23
Como Citar
Limeira, A. de M. (2012). <b>Espaços mistos: o público e o privado na instrução do século XIX</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(3 [27]), 99-129. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38765