<b>Os relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo como fonte de pesquisa para a história da educação – décadas de 1930 e 1940</b>

  • Macioniro Celeste Filho
Palavras-chave: História da Educação, Fontes Documentais, Ensino Paulista, Grupos Escolares, Imagens e Pesquisa Histórica

Resumo

De 1933 a 1944, as 21 Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo elaboraram relatórios inventariando as escolas paulistas inspecionadas no período. Ao menos 68 desses relatórios foram preservados no Arquivo Público do Estado de São Paulo. O atual artigo apresenta parte desse acervo como importante fonte de pesquisa para a história da educação. Ao dividir essa documentação entre fontes visuais e fontes escritas, o texto privilegiará as fontes visuais. Serão debatidas as dificuldades metodológicas do uso deste tipo de fonte. Na sequência, será exemplificada parte das informações visuais que esses documentos possibilitam aos pesquisadores. O artigo se encerra com uma breve amostragem das informações textuais que os relatórios fornecem aos historiadores.

 

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Biografia do Autor

Macioniro Celeste Filho
Mestre em educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; doutorando em educação pelo mesmo Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP.
Publicado
2012-05-21
Como Citar
Celeste Filho, M. (2012). <b>Os relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo como fonte de pesquisa para a história da educação – décadas de 1930 e 1940</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(1 [28]), 71-112. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38776