Wilson Martins: entre a <i>intelligentsia</i> e a universidade (1951)

  • Névio de Campos Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumen

Este artigo visa analisar a presença de Ortega y Gasset entre o grupo paranaense na década de 1950, particularmente sua presença no pensamento de Wilson Martins, privilegiando o debate em torno das ideias de intelectual e de universidade. Discorre sobre a contribuição desse pensador paranaense no processo de constituição e organização do ensino superior no Paraná e enfatiza que o seu papel consistiu em promover o debate sobre a presença do intelectual na sociedade moderna, atribuindo-lhe a missão de guardião da moral e arauto da renovação cultural, sem esquecer o contexto político-cultural do Brasil e da Europa como pano de fundo da criação do ensino superior. Apoia-se no discurso intitulado “A revolta contra a inteligência e a missão da universidade”, proferido na Universidade do Paraná, em 1951, e na obra História da inteligência brasileira, escritos pelo pensador.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Névio de Campos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em história da educação. Professor no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Paraná).

Publicado
2012-05-21
Cómo citar
Campos, N. de. (2012). Wilson Martins: entre a <i>intelligentsia</i&gt; e a universidade (1951). Revista Brasileira De História Da Educação, 12(1 [28]), 113-144. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38777
Sección
Artículo original