<b>Oh! Escarneo! Tendes visto o que é a escola rural; ver uma é ver todas material e moralmente: um estudo sobre os materiais, os métodos e os conteúdos da escola rural em Minas Gerais (1892-1899)</b>

  • Gilvanice Barbosa da Silva Musial Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ana Maria de Oliveira Galvão Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

O artigo tem como objetivo apreender as especificidades da escola rural em Minas Gerais, no final do século XIX, no que se refere aos seus materiais, métodos e conteúdos. Foram utilizados, como fontes principais, relatórios de inspetores escolares, dos secretários dos Negócios do Interior e mensagens dos presidentes de Estado. O artigo mostra que as críticas em torno da escola de instrução primária, nos anos iniciais da década de 1890, não se destinavam exclusivamente àquelas localizadas em povoados e aldeias. Ao final da década, no entanto, a escola rural será  produzida como rústica e arcaica. Essa produção se dará por meio de um conjunto de práticas que destinou a ela um lugar marginal nas políticas do governo e pela elaboração de uma produção discursiva, sobretudo por narradores advindos das cidades, que passou a identificá-la ao atraso e à precariedade.

 

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Biografía del autor/a

Gilvanice Barbosa da Silva Musial, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em educação, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/UEMG), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (Nepeja)

Ana Maria de Oliveira Galvão, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em educação da FAE/UFMG, Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (Gephe), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita
Publicado
2012-11-05
Cómo citar
Musial, G. B. da S., & Galvão, A. M. de O. (2012). <b>Oh! Escarneo! Tendes visto o que é a escola rural; ver uma é ver todas material e moralmente: um estudo sobre os materiais, os métodos e os conteúdos da escola rural em Minas Gerais (1892-1899)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(2[29]), 77-106. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38788
Sección
Artículo original