A educação formativa da estudante Petronila da Silva Neri no Grupo Escolar ‘João Tibúrcio’ da cidade de Natal (1935-1938)

  • Marta Maria de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Résumé

O propósito do texto é analisar a socialização escolar da estudante Petronila da Silva Neri, ocorrida no período de 1935 a 1938. Em parte, sua formação foi promovida por suas professoras da educação primária do Grupo Escolar ‘João Tibúrcio’ da cidade de Natal, contando também com as correlatas interações intergeracionais (alunos e alunas da mesma classe e de idades aproximadas) e com as interações intrageracionais (pais, professoras, alunas e alunos da mesma classe e de idades aproximadas), além de um conjunto de componentes institucionais e pedagógicos. A redação do texto está metodologicamente orientada pela análise do corpus documental, pelo entendimento de formação humana e, por extensão, de formação escolar em consonância com a teorização de Pierré Dominicé (2014), para o qual a socialização é inseparável das aquisições escolares.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Marta Maria de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação | UFRN.

Líder do Grupo de Pesquisa | Estudos Históricos Educacionais (UFRN | CNPq).

Integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação (Auto)Biografia e Representações (GRIFAR | UFRN | CNPq).

Publiée
2017-12-02
Comment citer
Araújo, M. M. de. (2017). A educação formativa da estudante Petronila da Silva Neri no Grupo Escolar ‘João Tibúrcio’ da cidade de Natal (1935-1938). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(4[47]), 81 - 102. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40688