“Pequenos focos de luz”: as escolas isoladas no período de implantação do modelo escolar seriado no Rio Grande do Sul
Resumen
Neste trabalho, o objetivo é focalizar as representações das escolas isoladas na documentação do estado do Rio Grande do Sul durante o início do século XX. Embora seja inegável que a escola seriada tenha se imposto como representação de uma instituição de melhor qualidade ao longo desse período e progressivamente tenha passado a predominar em termos quantitativos, esse processo não foi rápido e não se deu sem resistências. Assim, pretende-se mostrar que, até pelo menos os anos 1940, a matrícula nas escolas isoladas, de diversos tipos e administradas por diferentes instâncias, foi numericamente mais expressiva do que a das escolas seriadas, cuja instalação se deu em 1909 no estado. Pretende-se mostrar também os argumentos em defesa dessas pequenas escolas, bem como as dificuldades por elas enfrentadas e a evidência do desprestígio das escolas isoladas rurais. Para tanto, foram examinados os relatórios da Diretoria da Instrução Pública e a legislação pertinente.Descargas
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.