"Educação Hoje": uma revista para o ensino secundário no Brasil da década de 1960

  • Daniel Revah Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Rita de Almeida Toledo Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Periódico educacional, fórmula editorial, ensino secundário, inovação pedagógica, modelos de leitura e formação docente.

Resumo

Neste artigo objetiva-se analisar o modelo de leitura e formação docente, contido na revista EDUCAÇÃO HOJE, publicada pela editora Brasiliense, entre 1969 e 1971. O periódico foi suporte da circulação das práticas das escolas secundárias experimentais, organizadas entre 1950 e 1970. Na análise adota-se a perspectiva da história cultural, enfatizando-se a descrição e análise da fórmula editorial. Analisa-se também o artigo que abre o primeiro número, destacando-se a sua relação com os princípios presentes no editorial inaugural e na fórmula editorial do periódico, mas também tomando-o como exemplo de uma vertente da pedagogização do secundário que essa publicação promove e que é coibida pela abrupta interrupção de suas edições, no período mais repressivo da ditadura militar.

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Biografia do Autor

Daniel Revah, Universidade Federal de São Paulo
Doutor em Educação; Professor Adjunto do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP), Guarulhos/SP.
Maria Rita de Almeida Toledo, Universidade Federal de São Paulo
Livre Docente em História; Professora Adjunta e Chefe do Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP), Guarulhos/SP.
Publicado
2016-03-24
Como Citar
Revah, D., & Toledo, M. R. de A. (2016). "Educação Hoje": uma revista para o ensino secundário no Brasil da década de 1960. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(1[40]), 51 - 78. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40768