O ensino renovado de história pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano

  • Andre de Lemos Freixo Universidade Federal de Ouro Preto
  • Patrícia Coelho Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Palavras-chave: Jonathas Serrano, Colégio Pedro II, Ensino de História, História, História da Educação.

Resumo

Este artigo aborda a proposta de renovação do ensino de história, apresentada por Jonathas Serrano nas primeiras décadas do século XX. Enfocamos sua trajetória como aluno e mestre do
Colégio Pedro II, sua concepção de história e de ensino de história, e a importância que reputava a esse saber. A referida instituição assegurou o prestígio necessário para ingressar nos debates educacionais do período. Argumentamos que o esforço desse mestre, em defender a renovação como caminho para a melhoria da educação histórica no país, por meio da preservação dos valores e preceitos morais e sociais cultivados no colégio, tem relação com sua concepção de história e deve ser lida sob o pano de fundo do processo de reformulação do ensino brasileiro no início da década de 1930.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre de Lemos Freixo, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em história (PPGHIS/UFRJ 2012). Professor adjunto no Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (DEHIS/ICHS/UFOP)

Patrícia Coelho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Doutora em educação (USP). Professora assistente do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Publicado
2015-09-01
Como Citar
Freixo, A. de L., & Coelho, P. (2015). O ensino renovado de história pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(3[39]), 261 - 292. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40791