A produção de uma disciplina escolar: os professores/autores e seus livros didáticos

  • Arlette Medeiros Gasparello Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Professor/autor, Intelectuais, Livro didático, Disciplina escolar, Ensino de história.

Resumo

O texto discute a produção didática de professores de Históriado final do século XIX e início do século XX, tendo em vista asua contribuição no que diz respeito ao saber histórico escolare à sua pedagogia. Teve como objeto de análise obras didáticasde Charles Seignobos, João Ribeiro e Jonathas Serrano. Não sócomo intelectuais, mas também em suas práticas sociais ligadasaos processos de escolarização, eles participaram ativamente noprocesso de construção da disciplina escolar História, tanto noseu aspecto de configuração de currículo como programa quantona reflexão e na prática educacional desses saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlette Medeiros Gasparello, Universidade Federal Fluminense

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UniversidadeFederal Fluminense (PPGE/UFF). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Históriada Educação e Ensino de História: Saberes e Práticas (GRUPHESP), vinculadoao CNPq e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio deJaneiro (FAPERJ), do Programa de Fomento à Pesquisa (FOPESQ), da UFF e doCNPq.

Publicado
2017-12-03
Como Citar
Gasparello, A. M. (2017). A produção de uma disciplina escolar: os professores/autores e seus livros didáticos. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(3[33]), 147-177. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40800