"Tudo presta a quem tudo precisa": os discursos sobre a escolarização da infância pobre presentes na "Revista do Ensino" de Minas Gerais (1925-1930)

  • Paula Cristina David Guimarães Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
Palavras-chave: Infância pobre, Escolarização, Revista do Ensino, Discurso moral, Discurso médico, Discurso da Psicologia.

Resumo

Este trabalho investiga os principais discursos direcionados à educação da infância pobre e veiculados pela Revista do Ensino de Minas Gerais entre os anos de 1925 e 1930. Para tal empreendimento foi realizada a análise documental dos 52 números da Revista e também a consulta de parte da legislação referente às reformas educacionais ocorridas no período. Como referencial teórico-metodológico foram adotadas as chamadas “ferramentas focaultianas”, principalmente aquelas que nos ajudam a compreender as relações de poder e de saber existentes no discurso. Os resultados apontam que a escolarização da infância pobre foi vista como o melhor dispositivo para uma formação mais ampla desse sujeito, condição considerada primordial para que este se tornasse um cidadão produtivo para a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Cristina David Guimarães, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutoranda em Educação pela Univerisdade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Publicado
2017-12-03
Como Citar
Guimarães, P. C. D. (2017). "Tudo presta a quem tudo precisa": os discursos sobre a escolarização da infância pobre presentes na "Revista do Ensino" de Minas Gerais (1925-1930). Revista Brasileira De História Da Educação, 13(3[33]), 87-116. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40807