O olhar comparativo: Estevão de Oliveira e os grupos escolares em Minas, no Rio e em São Paulo

  • Carla Simone Chamon Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Luciano Mendes de Faria Filho Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

Este artigo analisa o relatório produzido pelo inspetor de ensino de Minas Gerais, Estevão de Oliveira, em virtude da viagem realizada, em 1902, para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com o objetivo de delinear um plano de reforma para o ensino público primário e normal mineiro. Nessa viagem, Estevão visitou algumas escolas e observou os modelos escolares e os métodos pedagógicos ali adotados, refletindo, por comparação, sobre o estado da instrução mineira, sendo lugar comum de toda a argumentação o atraso de Minas Gerais em relação aos estados visitados. Por meio do exercício comparativo, Estevão construiu o outro e a si mesmo (no caso, Minas Gerais) a partir de semelhanças e diferenças, em um esforço contínuo de estabelecimento de uma classificação dos três estados dentro do Brasil.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Carla Simone Chamon, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, formada em história pela UFMG e doutora em educação pela UFMG.

Publicado
2012-01-16
Cómo citar
Chamon, C. S., & Faria Filho, L. M. de. (2012). O olhar comparativo: Estevão de Oliveira e os grupos escolares em Minas, no Rio e em São Paulo. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(1 [22]), 17-41. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40822