Olhar o outro, ver a si: um professor primário brasileiro no “Velho Mundo” (1890-1892)

  • Alessandra Frota Martinez de Schueler Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • José Gonçalves Gondra UERJ

Resumen

O presente trabalho analisa o relatório produzido pelo professor público primário da cidade do Rio de Janeiro, Luiz Augusto dos Reis, entre 1890 e 1892, ocasião em que visitou escolas e instituições educacionais em Portugal, Espanha, França e Bélgica. O relatório, publicado em 1892 pela Imprensa Nacional, constitui uma fonte significativa para análise não apenas da história da circulação de ideias, instituições e modelos educacionais internacionais no Brasil, mas, sobretudo, das práticas de apropriação e difusão desses mesmos modelos pelos professores da cidade do Rio de Janeiro, aqui considerados como mediadores de culturas. A abordagem privilegiou o exame das representações construídas a respeito da legislação educacional, escolas e instituições visitadas, condições de trabalho docente e práticas pedagógicas observadas nas cidades portuguesas de Lisboa e Porto.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Alessandra Frota Martinez de Schueler, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

José Gonçalves Gondra, UERJ
Doutor em educação pela USP, com pós-doutorado no Departamento de História da
Unicamp e na Divisão de História da EHESS-Paris. Professor na Uerj e pesquisador
do CNPq e da Faperj
Publicado
2012-01-16
Cómo citar
Schueler, A. F. M. de, & Gondra, J. G. (2012). Olhar o outro, ver a si: um professor primário brasileiro no “Velho Mundo” (1890-1892). Revista Brasileira De História Da Educação, 10(1 [22]), 87-112. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40825