Olhar o outro, ver a si: um professor primário brasileiro no “Velho Mundo” (1890-1892)

  • Alessandra Frota Martinez de Schueler Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • José Gonçalves Gondra UERJ

Résumé

O presente trabalho analisa o relatório produzido pelo professor público primário da cidade do Rio de Janeiro, Luiz Augusto dos Reis, entre 1890 e 1892, ocasião em que visitou escolas e instituições educacionais em Portugal, Espanha, França e Bélgica. O relatório, publicado em 1892 pela Imprensa Nacional, constitui uma fonte significativa para análise não apenas da história da circulação de ideias, instituições e modelos educacionais internacionais no Brasil, mas, sobretudo, das práticas de apropriação e difusão desses mesmos modelos pelos professores da cidade do Rio de Janeiro, aqui considerados como mediadores de culturas. A abordagem privilegiou o exame das representações construídas a respeito da legislação educacional, escolas e instituições visitadas, condições de trabalho docente e práticas pedagógicas observadas nas cidades portuguesas de Lisboa e Porto.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Alessandra Frota Martinez de Schueler, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

José Gonçalves Gondra, UERJ
Doutor em educação pela USP, com pós-doutorado no Departamento de História da
Unicamp e na Divisão de História da EHESS-Paris. Professor na Uerj e pesquisador
do CNPq e da Faperj
Publiée
2012-01-16
Comment citer
Schueler, A. F. M. de, & Gondra, J. G. (2012). Olhar o outro, ver a si: um professor primário brasileiro no “Velho Mundo” (1890-1892). Revista Brasileira De História Da Educação, 10(1 [22]), 87-112. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40825