<b>Manuais e programas escolares franceses de história e de geografia: identidades, globalização e construção europeia (1995-2002)</b>

  • Claude Carpentier Universidade de Picardie Jules Verne
  • Tradução: Dislane Zerbinatti Moraes Universidade de São Paulo

Resumen

Este artigo analisa as influências do duplo processo de globalização e da construção da identidade europeia nos programas oficiais e nos conteúdos de ensino apresentados nos manuais de história e geografia do ciclo terminal do ensino secundário na França entre 1995 e 2002. Os aspectos destrutivos e ameaçadores da globalização são regularmente percebidos e descritos nas obras escolares como um risco de perda de identidade, advinda da uniformização cultural e alienação social. Os manuais destacam ainda o efeito diferenciador, que, ao mesmo tempo, provoca o crescimento das desigualdades e estimula as resistências identitárias. Quanto à possibilidade de construção de uma identidade europeia, acima das diversidades culturais locais e regionais, no conjunto, os manuais e programas são portadores das mesmas mensagens que assinalam o caráter voluntarioso e político dessas iniciativas. O europeísmo da Europa permanece problemático e a referência à identidade europeia, definida através de uma cultura comum, está praticamente ausente dos manuais, sendo mencionada como uma espécie de perspectiva humanista, em espaços específicos, à margem dos textos principais que desenvolvem os conteúdos.


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Biografía del autor/a

Claude Carpentier, Universidade de Picardie Jules Verne

Doutor na área de ciências da educação. Professor emérito da Universidade de Picardie Jules Verne, França.

Tradução: Dislane Zerbinatti Moraes, Universidade de São Paulo
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em letras, literatura brasileira, pela
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da USP
Publicado
2012-01-16
Cómo citar
Carpentier, C., & Moraes, T. D. Z. (2012). <b>Manuais e programas escolares franceses de história e de geografia: identidades, globalização e construção europeia (1995-2002)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(1 [22]), 113-139. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40826