<b>Manuais e programas escolares franceses de história e de geografia: identidades, globalização e construção europeia (1995-2002)</b>

  • Claude Carpentier Universidade de Picardie Jules Verne
  • Tradução: Dislane Zerbinatti Moraes Universidade de São Paulo

Résumé

Este artigo analisa as influências do duplo processo de globalização e da construção da identidade europeia nos programas oficiais e nos conteúdos de ensino apresentados nos manuais de história e geografia do ciclo terminal do ensino secundário na França entre 1995 e 2002. Os aspectos destrutivos e ameaçadores da globalização são regularmente percebidos e descritos nas obras escolares como um risco de perda de identidade, advinda da uniformização cultural e alienação social. Os manuais destacam ainda o efeito diferenciador, que, ao mesmo tempo, provoca o crescimento das desigualdades e estimula as resistências identitárias. Quanto à possibilidade de construção de uma identidade europeia, acima das diversidades culturais locais e regionais, no conjunto, os manuais e programas são portadores das mesmas mensagens que assinalam o caráter voluntarioso e político dessas iniciativas. O europeísmo da Europa permanece problemático e a referência à identidade europeia, definida através de uma cultura comum, está praticamente ausente dos manuais, sendo mencionada como uma espécie de perspectiva humanista, em espaços específicos, à margem dos textos principais que desenvolvem os conteúdos.


Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Claude Carpentier, Universidade de Picardie Jules Verne

Doutor na área de ciências da educação. Professor emérito da Universidade de Picardie Jules Verne, França.

Tradução: Dislane Zerbinatti Moraes, Universidade de São Paulo
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em letras, literatura brasileira, pela
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da USP
Publiée
2012-01-16
Comment citer
Carpentier, C., & Moraes, T. D. Z. (2012). <b>Manuais e programas escolares franceses de história e de geografia: identidades, globalização e construção europeia (1995-2002)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(1 [22]), 113-139. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40826