La vivienda estudantil como espacio de formación: memorias sobre la Casa Del Estudiante Universitario Aparício Cora de Almeida (1963-1981)

Palabras clave: vivienda estudiantil, historia de las instituciones educativas, historia de la educación, historia oral

Resumen

El estudio investiga memorias sobre la Casa de Estudiante, localizada en Porto Alegre, concebida como una institución educativa. Por medio de la Historia Oral, se hicieron entrevistas con antiguos residentes, que en su trayectoria, buscaron formación universitaria y vivenciaron la división de un espacio común: la vivienda estudiantil. Se buscó alcanzar dimensiones simbólicas que permitan interpretar significados conferidos a esta experiencia de habitación colectiva, analizando especialmente tres aspectos: la autogestión; el espacio social ocupado por la Casa; el lugar de la vivienda en las narrativas de sí mismo. Se concluyó que las Casas de Estudiantes son organismos vivos, productoras y transmisoras de culturas que ponen sus residentes en un espacio social, ultrapasando los límites de una experiencia pasajera. 

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Biografía del autor/a

Marcos Luiz Hinterholz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência como professor de História na Educação Básica, tendo atuado na Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. Atualmente atua como Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalha e tem interesse em projetos na área de História da Educação, em temas como Movimento Estudantil e História das Instituições Educativas. Também possui interesse em pesquisas sobre acompanhamento e orientação discente no Ensino Superior.

Doris Bittencourt Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Doutora em Educação (2007) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da Associação Brasileira de História da Educação/SBHE, da Associação Sul-Riograndense de História da Educação/ASPHE e da Associação Nacional de História/ANPUH. Coordena o Grupo de Trabalho em História da Educação (GTHE) da Associação Nacional de História (ANPUH/ Seção Regional - RS). É professora adjunta IV de História da Educação da Faculdade de Educação, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de História da Educação, Fundamentos da Educação e Ensino de História. Pesquisa os seguintes temas relacionados à História da Educação: Memória e História Oral, História da Cultura Escrita, Cultura Escolar, Imprensa de Educação e de Ensino.

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Publicado
2019-04-18
Cómo citar
Hinterholz, M. L., & Almeida, D. B. (2019). La vivienda estudantil como espacio de formación: memorias sobre la Casa Del Estudiante Universitario Aparício Cora de Almeida (1963-1981). Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e055. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42790
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