Saberes profesionales para enseñar matemáticas en la década de 1960

el caso de los gimnasios vocacionales a partir de la literatura gris

Palabras clave: historia de la educación, educación matemática, formación de maestros

Resumen

Este artículo presenta el recorte de un estudio sobre los vestigios de las ‘matemáticas a’ y ‘para enseñar’ en un contexto específico de los gimnasios vocacionales de São Paulo. Se buscaron indicios para identificar y caracterizar los saberes profesionales en las nuevas propuestas para la enseñanza producida por docentes en los cursos realizados en la década de 1960, influenciados por el Movimiento de las Matemáticas Modernas. El estudio se orientó por la cuestión: ¿De qué manera se constituyeron los saberes para enseñar Matemáticas por los profesores de los Gimnasios Vocacionales de São Paulo en la década de 1960? La fundamentación teórica se apoya en estudios de la historia de la educación e historia cultural. Las fuentes primarias utilizadas pertenecen al acervo del Centro de Documentación e Información Científica de la PUC-SP. Se eligió el tema ‘Números Racionales’, para el cual se concluyó que los saberes para enseñar Matemáticas en los Gimnasios Vocacionales fueron construidos y articulados con la práctica docente, sistematizados y objetivados para la cultura escolar.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Denise Medina França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, UERJ-Maracanã, pesquisadora do NEPHE-Núcleo de ensino e pesquisa em história da educação e do GHEMAT- Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Possui graduação em Licenciatura Plena Matemática pela UFRJ (1981) e Pedagogia pela UNIBAN-SP (2002), mestrado em Educação Matemática pela PUC-SP (2007) e doutorado em Educação pela USP (2012).

Elenice de Souza Lodron Zuin, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP, integra o Departamento de Matemática e Estatística da PUC Minas, desde 2003 e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática a partir de 2009. Possui graduação em Matemática pela UFMG (1983), Mestrado em Educação-UFMG (2001), na área de Educação Matemática.

Citas

Botelho, R. G., & Oliveira, C. C. (2015). Literaturas branca e cinzenta: uma revisão conceitual. Ciência da Informação, 44(3), 501-513.

Búrigo, E. Z. (1989). Movimento da matemática moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60 (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (2002). Anos 60: cultura-e-educação: diálogos com as experiências - Ginásios Estaduais Vocacionais: um projeto coletivo de educação. São Paulo, SP. Palestra realizada em 28/05 por Olga Bechara.

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1962d). Bateria de estudos - classes de equivalência - 2ºano. São Paulo, SP. Folhas mimeografadas. Digitalizadas.

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1962a). Bateria de estudos - números racionais e fração - 2º ano. São Paulo, SP. Folhas mimeografadas. Digitalizadas.

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1962b). Bateria de estudos IV - números racionais e fração-divisão - 2ºano. São Paulo, SP.

Folhas mimeografadas. Digitalizadas.

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1962c). Planejamento de matemática-2ºano. São Paulo, SP. Folhas mimeografadas. Digitalizadas.

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1963). Planejamento de matemática - 2ºano. São Paulo, SP. Folhas mimeografadas. Digitalizadas.

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1961-1968). Documentos diversos em folhas mimeografadas. São Paulo, SP. Folhas mimeografadas. Digitalizadas.

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1969). Documentos diversos em folhas mimeografadas. São Paulo, SP. Folhas mimeografadas. Digitalizadas.

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1970). Documentos diversos em folhas mimeografadas. São Paulo, SP. Folhas mimeografadas. Digitalizadas.

Chiozzini, D. F. (2014). As mudanças curriculares dos ginásios vocacionais de São Paulo: da ‘integração social’ ao ‘engajamento pela transformação’. Revista Brasileira de História da Educação, 14(3[36]), 23-53.

Decreto nº 38.643, de 27 de junho de 1961. (1961). Regulamenta a Lei nº 6.052, de 3 de fevereiro de 1961, que dispõe sôbre o Ensino Industrial, Ensino de Economia Doméstica e de Artes Aplicadas e Cursos Vocacionais. Recuperado de: https://www.al.sp.gov.br/norma/119345

Fernandes, M. E. M. (2013). A matemática moderna e o Ginásio Estadual Vocacional Oswaldo Aranha: sobre caminhos e encontros (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

França, D. M. A. (2012). Do primário ao primeiro grau: as transformações da matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961-1979) (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

França, D. M. A. (2007). A produção oficial do movimento da matemática moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980) (Dissertação de Mestrado em Matemática). Pontifícia Universidade Católica, Departamento de Matemática, São Paulo.

França, D. M., & Villela, L. M. A. (2015). Notícias do Rio de Janeiro: aritmética, geometria e desenho no ensino primário. Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174645

Fundação Carlos Chagas [FCC]. (1972). Cadernos de Pesquisa, 2(4).

Hofstetter, R., & Schneuwly, B. (2017). Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação: a irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In R. Hofstetter & W. R. Valente (Orgs.), Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores (p. 55-112). São Paulo, SP: Editora Livraria da Física.

Liberman, M. P. (2006, 18 dez.). Entrevista com Manhucia P. Liberman [Entrevista concedida a Denise Medina]. São Paulo, SP.

Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. (1961). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Recuperado de: http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/129047/lei-de-diretrizes-e-base-de-1961-lei-4024-61

Menezes, E. T., & Santos, T. H. (2001). Colégios vocacionais. In Dicionário interativo da educação brasileira - Educabrasil. São Paulo, SP: Midiamix. Recuperado de: https://www.educabrasil.com.br/colegios-vocacionais

Miguel, A. et al. (2004). A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, 27, 70-93.

Nakamura, M. E. F. P. (2016a). Os Ginásios Vocacionais Estaduais: algumas considerações iniciais acerca desta proposta educacional da década de 1960. In Anais do 13º Encontro Nacional de História Oral (p. 1-10). Porto Alegre, PR.

Nakamura, M. E. F. P. (2016b). Os Ginásios Vocacionais: subversões e acomodações. In Anais do 3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.

São Mateus. História da educação e formação de professores (p. 68-79). São Mateus, ES.

Nakamura, M. E. F. P., & Garnica, A. V. M. (2018). Aspectos do ensino de matemática nos Ginásios Vocacionais paulistas: integração de disciplinas e matemática moderna. EMP-Educação Matemática e Pesquisa, 20(2), 85-112.

Piaget. (2018). Recuperado de: http://www.piaget.com

Rampazzo, L. (2014). O personalismo de Mounier: uma inspiração para a bioética. Revista BIOETHIKOS, 4 (8[3]), 330-341.

Sanchez, L. B. (2006, 18 dez). Entrevista com Lucilia Bechara Sanchez [Entrevista concedida a Denise Medina]. São Paulo, SP.

Sanchez, L. B. (2007a, 23 fev.). Entrevista com Lucilia Bechara Sanchez [Entrevista concedida a Denise Medina]. São Paulo, SP.

Sanchez, L. B. (2007b, 21 abr.). Entrevista com Lucilia Bechara Sanchez [Entrevista concedida a Denise Medina]. São Paulo, SP.

Sanchez, L. B. (2007c, 12 maio). Entrevista com Lucilia Bechara Sanchez [Entrevista concedida a Denise Medina]. São Paulo, SP.

Sanchez, L. B. (2012, 23 jun.). Entrevista com Lucilia Bechara Sanchez [Entrevista concedida a Denise Medina]. São Paulo, SP.

Sanchez, L. B. (2018, 10 jul.). Entrevista com Lucilia Bechara Sanchez [Entrevista concedida a Denise Medina]. São Paulo, SP.

Silva, V. (2007). Osvaldo Sangiorgi e o “fracasso da matemática moderna” no Brasil (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Tamberlini, A. R. M. B. (2016). Ensino vocacional: formação integral, cultura e integração com a comunidade em escolas estaduais paulistas na década de 1960. Revista HISTEDBR, 70, 119-137.

Tamberlini, A. R. M. B. (2001). Os ginásios vocacionais: a dimensão política de um projeto pedagógico transformador. São Paulo, SP: Annablume.

Valente, W. R. (2007). História da educação matemática: interrogações metodológicas. REMATEC, 2, 28-49.

Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In R. Hofstetter & W. R. Valente (Orgs.), Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores (p. 201-228). São Paulo, SP: Livraria da Física.

Publicado
2020-04-08
Cómo citar
França, D. M., & Zuin, E. de S. L. (2020). Saberes profesionales para enseñar matemáticas en la década de 1960. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e104. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46812
Sección
Artículo original