Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960

o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta

Résumé

Este artigo apresenta o recorte de um estudo sobre os vestígios da ‘matemática a’ e ‘para ensinar’ em um contexto específico dos ginásios vocacionais de São Paulo. Buscaram-se indícios para identificar e caracterizar os saberes profissionais nas novas propostas para o ensino produzido por docentes nos cursos realizados na década de 1960, influenciados pelo Movimento da Matemática Moderna. O estudo norteou-se pela questão: De que maneira foram constituídos os saberes para ensinar matemática pelos professores dos ginásios vocacionais de São Paulo na década de 1960? A fundamentação teórica se apoia em estudos da história da educação e história cultural. As fontes primárias utilizadas pertencem ao acervo do Centro de Documentação e Informação Científica da PUC SP. Foi escolhido o tema ‘Números Racionais’, para o qual se concluiu que os saberes para ensinar matemática nos ginásios vocacionais foram construídos e articulados com a prática docente, sistematizados e objetivados para a cultura escolar.

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Bibliographies de l'auteur

Denise Medina França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, UERJ-Maracanã, pesquisadora do NEPHE-Núcleo de ensino e pesquisa em história da educação e do GHEMAT- Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Possui graduação em Licenciatura Plena Matemática pela UFRJ (1981) e Pedagogia pela UNIBAN-SP (2002), mestrado em Educação Matemática pela PUC-SP (2007) e doutorado em Educação pela USP (2012).

Elenice de Souza Lodron Zuin, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP, integra o Departamento de Matemática e Estatística da PUC Minas, desde 2003 e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática a partir de 2009. Possui graduação em Matemática pela UFMG (1983), Mestrado em Educação-UFMG (2001), na área de Educação Matemática.

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Publiée
2020-04-08
Comment citer
França, D. M., & Zuin, E. de S. L. (2020). Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e104. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46812