Saber profissional do professor que ensina matemática

discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica

Palavras-chave: profissionalização do docente, formação docente, história da educação matemática

Resumo

Este artigo tem por finalidade elaborar uma sistematização das discussões realizadas, a partir do estudo de uma das referências teórico-metodológicas constituintes de um projeto coletivo de pesquisa. Interrogamos: ‘Que contribuições a análise desse estudo dá à pesquisa histórica sobre o saber profissional do professor que ensina matemática?’ Foram consideradas quatro categorias de análise no âmbito das discussões realizadas sobre o referencial: relações passado-presente; papel dos experts na elaboração de saberes; relações entre campo disciplinar e campo profissional; articulações entre profissionalização/saberes/formação docente. O resultado aponta para um alargamento do próprio referencial analisado possibilitando melhor conformação do objeto de pesquisa do projeto coletivo que se volta ao saber profissional do professor que ensina matemática.

 

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Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, Brasil

Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo – Câmpus Guarulhos. Doutor em Educação pelo INRP – Paris e FEUSP. Professor do Curso de Graduação em Pedagogia da UNIFESP e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da mesma universidade. Professor colaborador da REAMEC – Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática. Presidente do GHEMAT Brasil (www.ghemat-brasil.com).

Luciane de Fatima Bertini, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP, Brasil

Professora Associada no Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo – Câmpus Diadema. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Curso de Ciências – Licenciatura da UNIFESP e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da mesma universidade. Membro do GHEMAT Brasil.

Rosilda dos Santos Morais, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP, Brasil

Professora Associada no Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo – Câmpus Diadema. Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Professora do Curso de Ciências – Licenciatura da UNIFESP e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da mesma universidade. Membro do GHEMAT Brasil.

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Publicado
2021-01-25
Como Citar
Valente, W. R., Bertini, L. de F., & Morais, R. dos S. (2021). Saber profissional do professor que ensina matemática. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e161. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e161