Professor Areão

vanguarda da educação catarinense

Résumé

Coletânea organizada por Gladys Mary Ghizoni Teive. A obra em questão busca, por meio da trajetória do professor João dos Santos Areão, um ‘bandeirante paulista do ensino’, saldar a dívida dos historiadores da educação no que se refere ao fenômeno da Historiografia Brasileira conhecido como ‘Bandeirismo Paulista do Ensino’, entre 1912 e 1950, em Santa Catarina.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Cintia Medeiros Robles Aguiar, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS, Campo Grande, MS, Brasil

Me.jpg

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade Batista de Minas Gerais (2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS), docente da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS (SEMED-CG) e Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação (Gepase/CNPq). Foi bolsista Iniciação Científica PIBIC-AF/CNPq/UFMS nos biênios 2015/2016 e 2016/2017 e bolsista demanda social CAPES (2018-2020).

Jacira Helena do Valle Pereira Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atua no quadro permanente dos Programa de Pós-graduação em Educação - (cursos de Mestrado e Doutorado) e em Antropologia Social (curso de Mestrado). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e Antropologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, biografia e memorialistas; fronteira e diversidade cultural, famílias, escolas e estado laico.

Références

Cunha, M. T. S. Prefácio. In: G. M. G. Teive (Org.). Professor Areão: experiências de um “bandeirante paulista do ensino” em Santa Catarina (1912-1950) (p. 14). Florianópolis, SC: Insular.

Teive, G. M. G. (Org.). (2014). Professor Areão: experiências de um “bandeirante paulista do ensino” em Santa Catarina (1912-1950). Florianópolis, SC: Insular.

Publiée
2021-06-18
Comment citer
Aguiar, C. M. R., & Assis, J. H. do V. P. (2021). Professor Areão. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e180. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/56185