História da Educação

formação do campo nos estados do Amazonas e Pará

Résumé

O artigo é uma revisão de literatura que tem por objetivo compreender a constituição do campo da história da educação nos estados do Amazonas e Pará, destacando algumas características de suas produções. As pesquisas realizadas nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs) de universidades públicas no Amazonas e no Pará apontam um predomínio da história social e cultural com o uso de fontes oficiais. Dentre os inúmeros desafios da constituição desse campo, está o aumento da produção científica diante do universo de fontes ainda não investigadas e que necessitam de uma política pública para preservação dos acervos. Tais desdobramentos instigam novas pesquisas e caminhos a serem percorridos pela história da educação nesses estados.

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Kelly Rocha de Matos Vasconcelos , Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Possui Mestrado em Educação pela UFAM (2018); Pós-graduação em Metodologia do Ensino da História pela UNIASELVI (2014) e Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFAM (2012). É integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Infância: políticas e práticas e do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais, da UFAM. Atualmente é professora e pedagoga na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Manaus - SEMED.

Diego Pires de Souza, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Nilton Lins (2010). Atualmente é professor de História na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Manaus - SEMED.

Pérsida da Silva Ribeiro Miki, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco (2014). Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia/UFAM (2000). Especialista em Metodologia do Ensino Superior/ UFAM (1996). Graduação em Direito/UFAM (1996). Graduação em Pedagogia/UFAM (1991). Atualmente é professora Associada IV, da Universidade Federal do Amazonas e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - UFAM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa educacional, história da educação, formação de professores, metodologias educacionais, planejamento, estágio e TCC.

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Publiée
2023-06-04
Comment citer
Vasconcelos , K. R. de M., Souza, D. P. de, & Miki, P. da S. R. (2023). História da Educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e280. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e280

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