History of Education
constitution of the field in the states of Amazonas and Pará
Abstract
The article is a literature review that aims to understand the constitution of the field of history of education in the states of Amazonas and Pará, highlighting some characteristics of its productions. The research carried out in the Graduate Programs in Education (PPGEs) of public universities in Amazonas and Pará points to a predominance of social and cultural history with the use of official sources. Among the innumerable challenges of the constitution of this field is the increase of scientific production in the face of the universe of sources that have not yet been investigated and that require a public policy for the preservation of collections. Such developments instigate new research and paths to be followed by the history of education in these states.
Downloads
Metrics
References
Araújo, M. M. (2005). A produção em história da educação das regiões nordeste e norte. In J. G. Gondra (Ed.), Pesquisa em história da educação no Brasil (p. 289-312). Rio de Janeiro, RJ: DP&A.
Barboza, D. S. (2016). As crianças negras e indígenas do Instituto Benjamin Constant (Relatório de pesquisa). Recuperado de: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5404
Batista, E. S., & Miki, P. S. R. (2017). História da infância: Philippe Ariés em debate. In F. M. Garcia, I. M. L. M. Ibiapina, & M. V. C. Carvalho (Orgs), AFIRSE- 20 anos de investigação em educação: desafios, avanços e perspectivas: caderno de resumos (p. 54-54). São Paulo, SP: Editora Garcia Edizioni. Recuperado de: https://www.dropbox.com/s/8upwhqo90bgmckx/Livro%20AFIRSE%20_20%20ANOS%20DE%20INVESTIGA%C3%87%C3%83O%20EM%20EDUCA%C3%87%C3%83O_IX%20COL%C3%93QUIO%20MANAUS.pdf?dl=0
Corrêa, P. S. A. (2011). História e historiografia educacional na Amazônia: uma radiografia da produção do conhecimento nos programas de pós-graduação em educação da região norte do Brasil. Revista HISTEDBR On-line, 11(43), 149-174. doi: 10.20396/rho.v11i43e.8639958.
Costa, R. P., & Moraes, F. T. (2018). História da educação na Amazônia brasileira: um balanço historiográfico recente. Revista de História e Historiografia da Educação, 2(5), 211-233. Recuperado de: https://revistas.ufpr.br/rhhe/article/view/56897
Damasceno, A. (2021). A história da educação nos PPG’s em educação na Amazônia. In Anais da 3ª Reunião Científica Regional Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. Mesa 1: História e memória da educação na Amazônia brasileira. Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=qTa6kQFBC5s&t=3039s
Fidelis, B. S. (2016). Creche “Alice de Salles”: uma instituição para a primeira infância no Amazonas (1929- 1940) (Relatório de pesquisa). Recuperado de: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5361
Fidelis, B. S. (2017). História da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE) em Manaus (Relatório de pesquisa). In Anais do 4º Encontro de Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe. Recuperado de: https://epppac.com.br/wp-content/uploads/2021/07/GT11-002-HISTORIA-DA-ASSOCIACAO-DE-PAIS-E-AMIGOS-DOS-EXCEPCIONAIS-EM-MANAUS-APAE.pdf
Fidelis, B. S., & Miki, P. S. R. (2017). A Associação de pais e amigos do Excepcional/APAE Manaus: 1970-1980. In F. M. Garcia, I. M. L. M. Ibiapina, & M. V. C. Carvalho (Orgs.), AFIRSE- 20 anos de investigação em educação: desafios, avanços e perspectivas: caderno de resumos (p. 30-30). São Paulo, SP: Editora Garcia Edizioni. Recuperado de: https://www.dropbox.com/s/8upwhqo90bgmckx/Livro%20AFIRSE%20_20%20ANOS%20DE%20INVESTIGA%C3%87%C3%83O%20EM%20EDUCA%C3%87%C3%83O_IX%20COL%C3%93QUIO%20MANAUS.pdf?dl=0
França, M. P. S. G. S. A. (2021). Trilhas da história da educação no GHEDA. In Anais da 3ª Reunião Científica Regional Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. Mesa 1: História e memória da educação na Amazônia brasileira. Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=qTa6kQFBC5s&t=3039s
França, M. P. S. G. S. A., Lobato, S., & Nery, V. S. C. (2018). História da educação na Amazônia: múltiplos sujeitos e práticas educativas. Curitiba, PR: CRV.
Hilsdorf, M. L. S. (2003). História da educação brasileira: leituras. São Paulo, SP: Cengage Learning.
Jardilino, J. R. L. (2010). Formação de professores na América: notas sobre história comparada da educação no século XX. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 2 (2), 54-67.
Kuhlmann Jr., M. (2001). As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais (1862-1922). Bragança Paulista, SP: Editora da Universidade São Francisco.
Kuhlmann Jr., M. (1999). Raízes da historiografia educacional brasileira (1881-1922). Cadernos de Pesquisa, 106, 159-171. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15741999000100008
Kuhlmann Jr., M., & Leonardi, P. (2017). História da educação no quadro das relações sociais. História da Educação, 21(51), 207-227. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/66163
Lima, F. S. (2020). As raízes da faculdade de educação da UFAM: uma análise do contexto em que a instituição se desenvolveu (1960 a 1980). Revista Amazônida, 1(1), 106-141.
Lopes, E. M. T. (1986) Perspectivas históricas da educação. São Paulo, SP: Ática.
Mafra, A. Y. C. R. (2016). Infância e a creche “Alice de Salles”: concepções e ideias na sociedade amazonense na década de 1920 a 1930 (Relatório de pesquisa). Recuperado de: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5355
Mafra, A. Y. C. R. (2017). Infância e a Creche “Alice de Sales”: concepções e ideias na sociedade amazonense – 1928 a 1930 (Relatório de pesquisa).
Miki, P. S. R. (2014) Aspectos da educação infantil no Estado do Amazonas: o curso infantil Froebel no Instituto Benjamin Constant e outros jardins de infância (Tese de Doutorado). Universidade São Francisco, Itatiba.
Miki, P. S. R. (2017). A escola ao ar livre em Manaus/AM: uma experiência para as crianças suburbanas em 1919. In F. M. Garcia., I. M. L. M. Ibiapina., & M. V. C. Carvalho. (Orgs.), AFIRSE- 20 anos de investigação em educação: desafios, avanços e perspectivas: caderno de resumos (p. 31). São Paulo, SP: Editora Garcia Edizioni. Recuperado de: https://www.dropbox.com/s/8upwhqo90bgmckx/Livro%20AFIRSE%20_20%20ANOS%20DE%20INVESTIGA%C3%87%C3%83O%20EM%20EDUCA%C3%87%C3%83O_IX%20COL%C3%93QUIO%20MANAUS.pdf?dl=0
Miki, P. S. R. (2021) Primeira República, educação e organização da escolarização no estado do Amazonas. La Recherche En Education, 22 (22), 1-13. Recuperado de: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/larecherche/article/view/8631/6210
Miki, P. S. R., & Fidelis, B. S. (2017). Creche Alice de Salles no Amazonas: 1929-1940. In F. M. Garcia., I. M. L. M. Ibiapina., & M. V. C. Carvalho. (Orgs.), AFIRSE- 20 anos de investigação em educação: desafios, avanços e perspectivas: caderno de resumos (p. 34-34). São Paulo, SP: Editora Garcia Edizioni. Recuperado de: https://www.dropbox.com/s/8upwhqo90bgmckx/Livro%20AFIRSE%20_20%20ANOS%20DE%20INVESTIGA%C3%87%C3%83O%20EM%20EDUCA%C3%87%C3%83O_IX%20COL%C3%93QUIO%20MANAUS.pdf?dl=0
Miki, P. S. R., Guimarães, M. F., & Freitas, M. C. S. (2016). Possibilidades metodológicas para a pesquisa em história da educação. In R. M. Brito (Org.), Caminhos metodológicos do processo de pesquisa e de construção de conhecimento (p. 143-176). Manaus, AM: EDUA.
Miki, P. S. R., & Kuhlmann Jr., M. (2016). Políticas públicas para a educação infantil no estado do Amazonas na Primeira República. In M. G. S. P. Pinheiro, & N. M. Falcão (Orgs.), Políticas públicas, educação básica e desafios amazônicos (p. 83-114). Manaus, AM: EDUA.
Monarcha, C. (2007) História da educação (brasileira): formação do campo, tendências e vertentes investigativas. História da Educação, 11(21), 51-77.
Nunes, C., & Carvalho, M. M. C. (2005). Historiografia da educação e fontes. In J. G. Gondra (Org.), Pesquisa em história da educação no Brasil (p. 17-62). Rio de Janeiro, RJ: DP&A.
Ribeiro, M. L. S. (2007). História da educação brasileira: a organização escolar (20a ed.). Campinas, SP: Autores Associados.
Romanelli, O. O. (2014). História da educação no Brasil (1930/1973) (40a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Rosário, M. J. A., Melo, C. N., Rocha, G. O. R., & Souza, M. F. M. (2017). HISTEDBER-PA e GEPHE: uma década de história da educação na Amazônia. Curitiba, PR: CRV.
Santos, A. F. N., Nery, C. S. S., & Nery, V. S. C. (2019). História, formação, currículo e práticas de ensino na Amazônia (1a ed.). Curitiba, PR: CRV.
Saviani, D. (2005). Ensino, pesquisa e organização na formação do campo da história da educação brasileira. In C. Monarcha (Ed.), História da educação brasileira: formação do campo (2a ed., p. 47-114). Ijuí, RS: Editora Unijuí.
Silva, V. R., & Miki, P. S. R. (2017). A visibilidade da mulher no ensino profissional em Manaus: espaços e dinâmicas (1962-1971). In F. M. Garcia, I. M. L. M. Ibiapina, & M. V. C. Carvalho (Orgs.), AFIRSE- 20 anos de investigação em educação: desafios, avanços e perspectivas: caderno de resumos (p. 66-66). São Paulo, SP: Editora Garcia Edizioni. Recuperado de: https://www.dropbox.com/s/8upwhqo90bgmckx/Livro%20AFIRSE%20_20%20ANOS%20DE%20INVESTIGA%C3%87%C3%83O%20EM%20EDUCA%C3%87%C3%83O_IX%20COL%C3%93QUIO%20MANAUS.pdf?dl=0
Sousa, A. T. S., Bacury, G., & Garcia, F. M. (2019). Os desafios amazônicos: educação, currículo e política. São Paulo, SP: Garcia Edizioni.
Universidade Federal do Amazonas [UFAM]. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Proposta Curricular dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação do Amazonas. Manaus, AM, 2014.
Vasconcelos, K. R. M. (2018). Parques infantis no Amazonas: 1940 a 1996 (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
Vasconcelos, K. R. M., & Miki, P. S. R. (2017). Os parques infantis no Amazonas. In F. M. Garcia, I. M. L. M. Ibiapina, & M. V. C. Carvalho. (Orgs.), AFIRSE- 20 anos de investigação em educação: desafios, avanços e perspectivas: caderno de resumos (p. 40-40). São Paulo, SP: Editora Garcia Edizioni. Recuperado de: https://www.dropbox.com/s/8upwhqo90bgmckx/Livro%20AFIRSE%20_20%20ANOS%20DE%20INVESTIGA%C3%87%C3%83O%20EM%20EDUCA%C3%87%C3%83O_IX%20COL%C3%93QUIO%20MANAUS.pdf?dl=0
Vasconcelos, K. R. M., & Miki, P. S. R. (2020). Os parques infantis no Amazonas. In F. M. Garcia, I. C. Uchôa, M. L. J. Costa, C. A. G. Almeida, N. M. Falcão, D. M. G. Tavares, & E. F. Costa (Orgs.), A Educação no Amazonas e outras realidades: um debate possível (p. 193-203). Curitiba, PR: CRV.
Vidal, D. G., & Faria Filho, L. M. (2003). História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, 23 (45), 37-70.
Warde, M. J. (1984). Anotações para uma historiografia da educação brasileira. Em Aberto, 3 (23), 1-6.
Warde, M. J. (1990). Contribuições da história para a educação. Em Aberto, 9 (47), 3-11.
Copyright (c) 2023 Kelly Rocha de Matos Vasconcelos , Diego Pires de Souza, Pérsida da Silva Ribeiro Miki (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers Programa Editorial (Chamada Nº 12/2022)