La cultura material escolar en las instituciones públicas de enseñanza primaria en el Maranhão (1843-1870)

Palabras clave: objetos y mobiliário escolar, cultura administrativa, educación pública primaria, Maranhão Império

Resumen

Este artículo analiza la cultura material en los establecimientos de enseñanza primaria de Maranhão (1843-1870), las respectivas condiciones y las acciones de los agentes de la educación pública. Existe una relación bidireccional entre los instrumentos y objetos utilizados, libros escolares y mobiliario disponible, con la configuración de dichos establecimientos según las práticas pedagógicas. La investigación bibliográfica y documental se basa en los presupuestos teórico-metodológicos de la historia cultural, examinando los discursos (vía representaciones) sobre posiciones político-ideológicas y prácticas escolares diferenciadas. Se concluye que, aún con las limitaciones presupuestarias y la intermitencia de la gestión, se desarrollaron iniciativas con miras al desarrollo de la educación en Maranhão Império.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Samuel Luis Velazquez Castellanos, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil

Pós-doutor em Educação pelo Centre d´Histoire Culturalle des Sociétés Contemporaines da Université de Versailles – França (2014/2015) e pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2018/2019). Professor Associado III do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Cláudio Magno Pereira Farias, Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Bacabal, MA, Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), possui especialização em Gestão Pública pela Universidade Cruzeiro do Sul, possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). É membro do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL). Atuou como Administrador do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFMA). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). 

Citas

Almeida, J. R. P. (1989). História da instrução pública no Brasil (1500-1889). Tradução Antônio Chizzotti. EDUC.

Barros, J. D’A. (2017). Teoria e formação do historiador. Vozes.

Bencostta, M. L. (2013). Mobiliário escolar francês e os projetos vanguardistas de Jean Prouvé e André Lurçat na primeira metade do século XX. Revista Brasileira de História, (36), 231-254.

Bittencourt, C. M. F. (2008). Livro didático e saber escolar: 1810-1910. Autêntica.

Castellanos, S. L. V. (2022c). As bibliotecas na instrução pública no Maranhão Império: livros, leituras e leitores. Revista Brasileira de Educação, (27), p. 1-24.

Castellanos, S. L. V. (2022a). Childhood of the artificer apprentices in Maranhão Empire (1841-1899). Paedagogica Historica, 6, 1-17.

Castellanos, S. L. V. (2020). A cultura material escolar na instrução primária no Maranhão oitocentista. Educar em Revista, (36).

Castellanos, S. L. V. (2017). O livro escolar no Maranhão Império (1822-1889). EDUFMA.

Castellanos, S. L. V. (2022b). Livros de leituras nos manuais de civilidade como cultura material da escola maranhense para o ensino do ler e do vir-a-ser. Cadernos De História da Educação, 21, 1-21.

Castro, C. A. (2011) (Org.). Cultura material escolar: a escola e seus artefatos (MA, SP, PR, SC e RS, 1870-1925) (2a ed., pp. 7-11). EDUFMA.

Chartier, R. (1990). A história cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Difel.

Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 177-229.

Costa, O. A. (2013). O livro do povo na expansão do ensino primário no Maranhão (1861 – 1881) (Tese de Doutorado). FE-USP.

Cruz, P. L. C. A., & Stamatto, M. I. S. (2018). A arquitetura escolar na construção do imaginário republicano. Acta Scientarium. Education, 40(2), e35554.

Farias, C. M. P. (2021). A cultura administrativa e sua influência na instrução pública primária: entre atos e fatos administrativos (1843-1870) (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Federal do Maranhão.

Faria Filho, L. M. (2007). Instrução elementar no século XIX. In E. M. T. Lopes, L. M. Faria Filho & C. G. Veiga. 500 anos de educação no Brasil (3a ed., pp. 135-150). Autêntica.

Frias, J. M. C. de. (2001). Memória sobre a tipografia maranhense (2a ed.). SIOGE.

Galves, M. C., & Costa, Y. (Org.). (2015). O Maranhão Oitocentista (2a ed. rev. e ampl.). Café & Lápis.

Godois, A. B. B. (2008). História do Maranhão para uso dos alunos da Escola Normal (2a ed.). AML/EDUEMA.

Hallewell, L. (2005). O livro no Brasil: sua história (2a ed.). Editora da Universidade de São Paulo.

Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 1(4), 9-44.

Maranhão. (1847). Relatório que Joaquim Franco de Sá, Presidente da Província do Maranhão, apresentou na abertura da Assembléia Legislativa Provincial no dia 3 de maio de 1847. Tipografia Maranhense.

Maranhão (1849). Correspondência do inspetor Casimiro José de M. Sarmento, enviada para o presidente Herculano Ferreira Penna, em 16 abr. 1849. (Manuscrito).

Maranhão. (1850). Fala dirigida pelo Exmo. Presidente da Província do Maranhão Honorio Pereira de Azeredo Coutinho, apresentou à Assembléia Legislativa Provincial por ocasião de sua instalação em no dia 7 de setembro de 1850. Tipografia da Temperança.

Maranhão. (1863). Relatório do presidente da Província do Maranhão, Ambrosio Leitão da Cunha, passou a administração da província em 24 de novembro de 1863. Tipografia Constitucional de I. J. Ferreira.

Maranhão. (1870). Relatório do presidente da Província do Maranhão, José da Silva Maya, apresentou à Assembleia Legislativa Provincial em 18 de maio de 1870. Tipografia de J. M. A. Serrão.

Maranhão. Inspetoria da Instrução Pública (1865). Relatório que Antonio Marques Rodrigues, Inspetor da Instrução Pública, apresentou para o Presidente da Província Ambrósio Leitão da Cunha, em 01 abr. (Manuscrito).

Maranhão. Inspetoria da Instrução Pública (1867a). Relatório que Antonio Marques Rodrigues, Inspetoria da Instrução Pública, apresentou para o Presidente da Província Antonio Alves de Souza Carvalho, em 22 mar. (Manuscrito).

Maranhão. Inspetoria da Instrução Pública (1867b). Relatório que Antonio Marques Rodrigues, Inspetor da Instrução Pública, apresentou para o Presidente da Província Franklin Américo de Menezes Doria, em 19 jun. (Manuscrito)o.

Maranhão. Inspetoria da Instrução Pública (1867c). Relatório que Antonio Marques Rodrigues, Inspetor da Instrução Pública, apresentou para o Presidente da Província Franklin Américo de Menezes Doria, em 22 out. (Manuscrito)o.

Maranhão. Inspetoria da Instrução Pública (1868). Relatório que Antonio Marques Rodrigues, Inspetor da Instrução Pública, apresentou para o Presidente da Província Antonio Epaminondas de Mello, em 8 abr. (Manuscrito).

Maranhão. Inspetoria da Instrução Pública (1856). Relatório que Caetano José de Souza, Inspetor da Instrução Pública, apresentou para o Vice-Presidente da Província Antonio Candido Cruz Machado, em 31 maio. (Manuscrito).

Maranhão. Inspetoria da Instrução Pública. (1855). Relatório que Caetano José de Souza, Inspetor da Instrução Pública apresentou para o Presidente da Província Eduardo Olímpio Machado, em 11 abr. (Manuscrito).

Maranhão. Inspetoria da Instrução Pública (1862). Relatório que Francisco Sotero dos Reis, Inspetor da Instrução Pública, apresentou para o Presidente da Província Antonio Manoel de Campos Mello, em 13 ago. (Manuscrito).

Maranhão. Inspetoria da Instrução Pública (1857). Relatório que José da Silva Maya, Inspetor da Inspetor da Instrução Pública, apresentou para o Presidente da Província Augusto Magalhães Jaques, em 9 set. (Manuscrito).

Maranhão. Inspetoria da Instrução Pública (1861b). Relatório que José da Silva Maya, Inspetor da Instrução Pública, apresentou para o Presidente da Província Francisco Primo de Souza Aguiar, em 05 jan. (Manuscrito).

Maranhão. Inspetoria da Instrução Pública (1858a). Relatório que José da Silva Maya, Inspetor da Instrução Pública, apresentou para o Presidente da Província Francisco Xavier Paz Barreto, em 23 jan. (Manuscrito).

Maranhão. Inspetoria da Instrução Pública (1858b). Relatório que José da Silva Maya, Inspetor da Instrução Pública, apresentou para o Presidente da Província João Lustosa da Cunha Paranaguá, em 24 dez. (Manuscrito).

Maranhão. Inspetoria da Instrução Pública (1859). Relatório que José da Silva Maya, Inspetor da Instrução Pública apresentou para o Presidente da Província João Silveira de Souza, em 20 dez. (Manuscrito).

Maranhão. Inspetoria da Instrução Pública (1861a). Relatório que José da Silva Maya, Inspetor da Instrução Pública, apresentou para o Presidente da Província João Silveira de Souza, em 05 jan. (Manuscrito).

Maranhão. (1853). Relatório que Eduardo Olímpio Machado, Presidente da Província do Maranhão, apresentou à Assembléia Legislativa Provincial, por ocasião do orçamento da receita em 1 de novembro de 1853. Tipografia da Temperança.

Meireles, M. M. (2008). História do Maranhão. 4. ed. rev. Ética.

Oliveira, A. A. (2003). O ensino público (Vol. 4, editorial). Edições do Senado Federal.

Paulilo, A. L. (2019). A cultura material da escola: apontamentos a partir da história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, 19, 173-196.

Pesavento, S. J. (2007). História & história cultural (3a ed.). Autêntica.

Rudakoff, A. N. M. (2019). Instrução pública e profissão docente no Maranhão: um professor na tecitura do magistério primário maranhense (1825-1866) (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

Sá, E. F., Simões, R. H. S., Gonçalves Neto, W. (2015). Circuitos e fronteiras da história da educação. EDUFES.

Sousa, G. R. (2019). A (re)invenção do mobiliário escolar: entre saberes pedagógicos, higienistas e econômicos (1851-1889) (Tese de Doutorado em Educação). Universidade do Estado de Santa Catarina.

Vidal, D. G., & Silva, V. L. G. (2010). Por uma história sensorial da escola e da escolarização. Revistas Linhas, (11), p. 29-45.

Vidal, D. G., & Silva, V. L. G. (2011). Por uma história sensorial da escola e da escolarização. In C. A. Castro (Org.), Cultura material escolar: a escola e seus artefatos (MA, SP, PR, SC e RS, 1870-1925) (2a ed., pp. 19-41). EDUFMA.

Viveiros, J. (1937). Apontamentos para a história da instrução pública e particular do Maranhão. Revista de Geografia e História, 1937.

Publicado
2023-11-16
Cómo citar
Castellanos, S. L. V., & Farias, C. M. P. (2023). La cultura material escolar en las instituciones públicas de enseñanza primaria en el Maranhão (1843-1870). Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e310. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e310
Sección
Artículo original

Funding data