Avaliação das aprendizagens na disciplina de Sociologia para o Curso Complementar: reflexões a partir de manuais didáticos das décadas de 1930 e 1940

reflexões a partir de manuais didáticos das décadas de 1930 e 1940

Palavras-chave: Ensino Secundário, História da Educação, Avaliação, Sociologia e Educação

Resumo

O estudo analisou cinco manuais escolares de Sociologia, produzidos entre as décadas de 1930 e 1940, visando apreender suas propostas de avaliação das aprendizagens. Utilizando a análise de conteúdo, foram examinados objetivos, conteúdos e metodologias adotados por esses manuais, tendo em vista seus possíveis impactos sobre a configuração da avaliação. Também foram analisadas as atividades constantes em tais obras, por serem instrumentos importantes do processo avaliativo, a fim de classificá-las de acordo com os objetivos educacionais pretendidos. Os resultados apontam que, dado o objetivo propedêutico do ensino de Sociologia no período, a avaliação acabou focando, prioritariamente, na alfabetização sociológica dos estudantes, ou seja, na assimilação de conhecimentos teórico-conceituais das Ciências Sociais.

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Biografia do Autor

Welkson Pires, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPB). Professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde também atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Suas pesquisas, atualmente, se concentram na área do Ensino de Sociologia com ênfase na Avaliação das Aprendizagens.

Lucas Matheus Lima, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde também concluiu o curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Foi Bolsista de Iniciação Científica por dois ciclos consecutivos junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Tem como principal área de estudos a História do Ensino de Sociologia.

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Publicado
2024-06-24
Como Citar
Pires, W., & Lima, L. M. (2024). Avaliação das aprendizagens na disciplina de Sociologia para o Curso Complementar: reflexões a partir de manuais didáticos das décadas de 1930 e 1940. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e336. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e336

Funding data