<b>Elaboração de hábitos civilizados na constituição das relações entre professores e alunos (1827-1927)</b>

  • Cynthia Greive Veiga Universidade Federal de Minas Gerais

Résumé

O artigo propõe-se a investigar as mudanças nas concepções e práticas de disciplina e comportamento de alunos e professores na escola, entendendo-se que estas se fizeram numa direção específica rumo à civilização dos costumes, como desenvolvido por Norbert Elias. A investigação situa-se no primeiro centenário de regulamentação da escola pública primária no Brasil, 1827 e 1927, com enfoque para a província e depois estado de Minas Gerais. Minha hipótese é de que houve historicamente um importante esforço para as mudanças nas relações entre alunos e professores, com a superação das ações de violência na escola e isso se refere principalmente a alterações na dinâmica de interdependência entre adultos e crianças. Portanto, é no enfoque das relações intergeracionais que se desenvolve o estudo.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Cynthia Greive Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora

em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Faculdade

de Educação da UFMG. Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação

(UFMG). Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores da Universidade Estadual de

Londrina (UEL)
Publiée
2012-02-04
Comment citer
Veiga, C. G. (2012). <b>Elaboração de hábitos civilizados na constituição das relações entre professores e alunos (1827-1927)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 9(3 [21]), 61-92. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38541