<b>Elaboração de hábitos civilizados na constituição das relações entre professores e alunos (1827-1927)</b>

  • Cynthia Greive Veiga Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Escolarização, Civilização, Comportamento, Interdependência, Geração

Resumo

O artigo propõe-se a investigar as mudanças nas concepções e práticas de disciplina e comportamento de alunos e professores na escola, entendendo-se que estas se fizeram numa direção específica rumo à civilização dos costumes, como desenvolvido por Norbert Elias. A investigação situa-se no primeiro centenário de regulamentação da escola pública primária no Brasil, 1827 e 1927, com enfoque para a província e depois estado de Minas Gerais. Minha hipótese é de que houve historicamente um importante esforço para as mudanças nas relações entre alunos e professores, com a superação das ações de violência na escola e isso se refere principalmente a alterações na dinâmica de interdependência entre adultos e crianças. Portanto, é no enfoque das relações intergeracionais que se desenvolve o estudo.

 

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Biografia do Autor

Cynthia Greive Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora

em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Faculdade

de Educação da UFMG. Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação

(UFMG). Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores da Universidade Estadual de

Londrina (UEL)
Publicado
2012-02-04
Como Citar
Veiga, C. G. (2012). <b>Elaboração de hábitos civilizados na constituição das relações entre professores e alunos (1827-1927)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 9(3 [21]), 61-92. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38541