<b>Nacionalização do ensino catarinense na Primeira República (1911-1920)</b>

  • Dorval do Nascimento Universidade do Extremo Sul Catarinense

Résumé

O presente texto discute as medidas adotadas pelos governos estaduais no âmbito do ensino, que visavam nacionalizar as populações de origem étnica estrangeira em Santa Catarina, no período situado entre a Reforma Orestes Guimarães em 1911 e o contexto histórico da Primeira Grande Guerra. As medidas oficiais implicaram posicionamento do Estado ante a diversidade étnica e cultural existente nas áreas de imigração, buscando homogeneizar um espaço caracterizado por práticas que afirmavam a diferença cultural.


Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Dorval do Nascimento, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em história (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc). Pesquisador do grupo de pesquisa Identitare – Investigação em Identidades e Educação.

Publiée
2012-02-04
Comment citer
Nascimento, D. do. (2012). <b>Nacionalização do ensino catarinense na Primeira República (1911-1920)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 9(3 [21]), 123-144. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38543